Comportamento demográfico da população Rio-Grandina - período 1940-1991

Autores

  • Susana Salum Rangel
  • Eurípedes Falcão Vieira

Resumo

O estudo sobre alterações demográficas no município do Rio Grande, período 1940-1991, objetivou a identificação das causas determinantes de mudanças comportamentais da população, expressas nos indicadores censitários. Foram analisados, particularmente, o processo de povoamento, os fluxos migratórios, o estabelecimento de um corpo populacional eminentemente urbano, o processo de industrialização, a evolução cultural e a condição do ambiente natural. O estudo revelou mudanças substanciais na distribuição espacial da população e no ritmo da reprodução, e confirmou a acentuada tendência à concentração urbana zonal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Salum Rangel

Professora Titular do Departamento de Geociências - FURG.

Eurípedes Falcão Vieira

Graduação em Ciencias Economicas pelo Fundação Universidade Federal do Rio Grande, graduação em Geografia pela Universidade Católica de Pelotas e doutorado em Geografia pela Universidad Del Salvador.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2007-12-13

Como Citar

Rangel, S. S., & Vieira, E. F. (2007). Comportamento demográfico da população Rio-Grandina - período 1940-1991. BIBLOS, 9, 85–96. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/476

Edição

Seção

Artigos