Gestão da Informação: estudo comparativo entre quatro modelos
Palavras-chave:
Gestão da Informação. Modelos de Gestão da Informação.Resumo
O artigo faz um estudo comparativo entre quatro modelos de Gestão da Informação, sendo eles o de Davenport (1998), Choo (1998), Marchand (2000) e Rascão (2006), com o objetivo de identificar semelhanças entre eles, e verificar quais mecanismos propõem para uma gestão efetiva dos recursos informacionais nas organizações. Evidenciou-se que todos os modelos partem do pressuposto de que a informação existe e além de existir, está disponível; apontam que a identificação de necessidades informacionais é condição básica para a GI e pressupõem a criação de um ambiente favorável ao compartilhamento de informações.Downloads
Referências
ALVIM, Paulo César Rezende de Carvalho. O papel da informação no processo de capacitação tecnológica das micro e pequenas empresas. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 1, p. 28-35, jan./ abr. 1998.
BORGES, Mônica Erichen Nassif; FERREIRA, Marta Araújo Tavares; SILVA, Janete Fernandes. Análise metodológica dos estudos de necessidade de informação sobre setores industriais brasileiros: proposições. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n.2, p. 129-141, maio/ ago. 2002.
CHOO, Chun Wei. Information management for the intelligent organization: the art of scanning the environment. 2. ed. ASIS monograph series, 1998.
CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2.ed. São Paulo: Senac, 2006.
DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.
FREITAS, Henrique; MUNIZ, Raquel Janissek. Uma proposta de plataforma para inteligência estratégica. Disponível em: http://www.gianti.ea.ufrgs.br. Acesso em 12 de fevereiro de 2010.
JANNUZZI, Celeste Aída Corrêa;TÁLAMO, Maria de Fátima. A empresa e os sistemas humanos de informação: uma abordagem conceitual para a gestão da informação. Disponível em http://www.cinform.ufba.br/v_anais/artigos/celestejannuzzi.html. Acesso em 05 de fevereiro de 2010.
MARCHAND, Donald A. Competing with information: a manager’s guide to creating business value with information content. Chichester: John Wiley & Sons, 2000.
MIRANDA, Silvânia. Identificando competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n.2, p.112-122, maio/ago. 2004.
MORAES, Giseli Diniz de Almeida; ESCRIVÃO FILHO, Edmundo. A gestão da informação diante das especificidades das pequenas empresas. Ciência da Informação, Brasília, v.35, n.3, p. 124-132, set./dez. 2006.
RASCÃO, José Poças. Da gestão estratégica à gestão estratégica da informação: como aumentar o tempo disponível para a tomada de decisão estratégica. Rio de Janeiro: e- papers, 2006.
TARAPANOFF, Kira. Referencial teórico: introdução. In:_______. Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. p.33-49.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.