Arquivos, bibliotecas e museus: várias histórias

Autores

  • Gabrielle Francinne de S.C Tanus Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Arquivo, Biblioteca, Museu, Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia.

Resumo

Este artigo analisa, a partir de uma pesquisa bibliográfica, a trajetória dos arquivos, das bibliotecas e dos museus ao longo da história, visando demonstrar o processo de constituição de cada uma dessas instituições em relação aos variados momentos históricos. Esse regaste historiográfico permite constatar que há uma multiplicidade de entendimentos acerca das origens e dos relacionamentos entre os arquivos, as bibliotecas e os museus, revelados ora por um afastamento, ora por uma aproximação entre eles. Ademais, percebe-se que a consolidação dos primeiros cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, no século XIX, advém das práticas e conhecimentos acumulados nestes locais; arquivos, bibliotecas e museus. Em suma, acredita-se que, para retomar a história desses campos científicos, deve-se, igualmente, retroceder na história, e narrar as diversas histórias de suas primeiras instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielle Francinne de S.C Tanus, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Formada em Biblioteconomia pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2014-07-25

Como Citar

Tanus, G. F. de S. (2014). Arquivos, bibliotecas e museus: várias histórias. BIBLOS, 28(1), 85–100. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/3784

Edição

Seção

Artigos