O cavaleiro sertanejo - aspectos do código de ética cavaleiresco medieval em o sertanejo, de José de Alencar.

Autores

  • Miguel Leocádio Neto Araújo

Palavras-chave:

O sertanejo, José de Alencar, ética cavaleiresca.

Resumo

Este trabalho estuda o reaproveitamento das representações literárias do passado medieval, objetivando verificar a presença de elementos da cultura e da história medieval transformados, adaptados e ficcionalizados em O sertanejo (1876), de José de Alencar, chegando ao tema central de nossa proposta: a utilização (ou aproximação) do código de ética cavaleiresco na constituição do protagonista do romance. Baseando-nos tanto em historiadores medievalistas (Jacques Le Goff, Franco Cardini, Robert Delort) quanto em estudiosos da literatura (Ernst Robert Curtius, Erich Auerbach), tomamos três elementos fulcrais desse código de ética: a fidelidade ao senhor, a fidelidade e devoção à amada e a fidelidade cristã a Deus e aos pobres (desvalidos ou mais fracos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Leocádio Neto Araújo

Professor do Dep. de Literatura da Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestrando em Literatura Brasileira pela UFC. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2008-01-15

Como Citar

Araújo, M. L. N. (2008). O cavaleiro sertanejo - aspectos do código de ética cavaleiresco medieval em o sertanejo, de José de Alencar. BIBLOS, 17, 145–157. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/264

Edição

Seção

Artigos