Acervos escolares: espaço de salvaguarda e preservação do patrimônio educativo
Palavras-chave:
Cultura material escolar, Museologia, Acervos escolares, História da Educação.Resumo
Neste artigo os autores procuram salientar os enormes desafios relativos a garimpagem, conservação e cuidado de diversos documentos que das mais diversas formas tratam da realidade escolar. Documento na acepção de Le Goff que antes de mais nada é resultado de uma montagem (consciente ou não) de uma determinada sociedade. Que elimina, mantém, preserva, que manipula, ainda que pelo silêncio. Deste modo, dialogando com a história, com a museologia e outras áreas afins, utilizando como suporte teórico, autores como Le Goff, Ginzburg, Pesez, Viñao, Julia, Meneses, Bruno, Chagas e Cury, buscamos discutir a importância de uma política pública de preservação dos acervos escolares; a conservação e catalogação desses documentos, a sua natureza e as potencialidades para a investigação no campo da educação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-26
Como Citar
Arriada, E., & Teixeira, V. B. (2013). Acervos escolares: espaço de salvaguarda e preservação do patrimônio educativo. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 26(1), 43–56. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/2279
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.