A descrição de documentos fotográficos através da ISAD (G) e AACR2: aproximações e diferenças.

Autores

  • Ana Cristina de Albuquerque
  • Eduardo Ismael Murguia

Palavras-chave:

Documento fotográfico, Descrição bibliográfica, Descrição arquivística

Resumo

A presente pesquisa aborda o documento fotográfico no âmbito de sua descrição em arquivos e bibliotecas. Tem o objetivo de colocar lado a lado as normas AACR2, utilizadas para a descrição bibliográfica em bibliotecas e a norma ISAD (G) que, por sua vez, é o conjunto de regras para que seja obtida a descrição arquivística. Uma análise panorâmica das regras expostas é feita a partir dos modos de representação de cada uma: para a biblioteconomia, sua ficha que materializa o ato da descrição e disponibiliza o item no acervo, tanto online como manual e, para a arquivologia, seus instrumentos de pesquisa que, da mesma forma, oferecem aos usuários um quadro não só do material como de todo o contexto de seu acervo. Sob a luz dos princípios arquivísticos e da teoria do tratamento biblioteconômico, reflete-se sobre a descrição de forma geral e nesta quando aplicada a um documento que carrega particularidades e é alvo de debates que repercutem na sua disponibilização para os usuários e em seu estudo de forma geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina de Albuquerque

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Professora Assistente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, lotada na Coordenaçaõ de Biblioteconomia.

Eduardo Ismael Murguia

Possui bacharelado em História pela Pontificia Universidad Catolica Del Peru (1981), Post Graduate Diploma in Information Work at the Leeds Polytecnich (1987), mestrado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é professor efetivo, assistente doutor, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), e professor colaborador no programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui experiência nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas colecionismo, memória e história.

Downloads

Publicado

2011-04-24

Como Citar

Albuquerque, A. C. de, & Murguia, E. I. (2011). A descrição de documentos fotográficos através da ISAD (G) e AACR2: aproximações e diferenças. BIBLOS, 24(2), 25–42. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1653

Edição

Seção

Artigos