Podcasts contra a desinformação
mapeamento dos episódios sobre fake news no Lúmina podcasts
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v37i2.16214Palavras-chave:
Divulgação Científica, Podcasts, Fake News, Desinformação, Comunicação CientíficaResumo
No atual contexto de infodemia, isto é, de disseminação ininterrupta de informações, os podcasts vêm transformando seus conteúdos de modo a contribuir para a divulgação da informação verdadeira e de fonte confiável. Com a demanda crescente por informações confiáveis e embasadas em evidências, os podcasts institucionais surgem como meio alternativo de comunicação para promover a divulgação científica à comunidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo mapear os episódios relacionados aos termos "fake news" e "notícias falsas" disponíveis na plataforma Lúmina Podcasts, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, discutir seus resultados e analisar os conceitos de fake news, desinformação e notícias falsas dentro do contexto contemporâneo de infodemia. A metodologia utilizada foi qualitativa, mapeando e descrevendo os programas de podcasts da universidade que abordam esses temas. Como resultado, observou-se um notável engajamento do Lúmina Podcasts na divulgação científica e no combate às fake news. Os episódios mapeados abrangem diversas áreas do conhecimento, incluindo saúde, ciência da informação e humanidades, garantindo que público amplo possa expor-se aos assuntos relativos à desinformação, bem como as fake news. Podemos concluir que o uso dos podcasts como ferramenta para disseminar informações confiáveis é uma necessidade, esperamos que essa iniciativa inspire outras instituições a implementarem seus próprios podcasts. Todavia, é preciso reconhecer que, apesar da existência desses podcasts, a facilidade de compartilhar informações nas plataformas de comunicação digital ainda permite que as fake news se espalhem rapidamente. Para romper com a falta de confiabilidade nas informações e desmistificar a desinformação, o papel do divulgador científico em meio a infodemia está também em apropriar-se de todos os recursos possíveis para fazer o intercâmbio facilitado das informações entre o âmbito acadêmico e o grande público.
Downloads
Referências
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Tabela de Áreas de Conhecimento/Avaliação. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/instrumentos/documentos-de-apoio-1/tabela-de-areas-de-conhecimento-avaliacao. Acesso em: 19 jun. 2023.
CMI GLOBO. Podcasts e a crescente presença entre os brasileiros Pesquisa Podcast – IBOPE para CMI Globo | Outubro 2020. 2020. Disponível em: https://gente.globo.com/pesquisa-infografico-podcasts-e-a-crescente-presenca-entre-os-brasileiros/ Acesso em: 19 jun. 2023.
GARCÍA-MARÍN, David; APARICI, Roberto. Nueva comunicación sonora. Cartografía, gramática y narrativa transmedia del podcasting. El Profesional de la Información, v. 27, n. 5, p. 1071, 2018. Disponível em: https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/epi.2018.sep.11 Acesso em: 19 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2018.sep.11
HAN, Byung-Chul. No Enxame: Perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.
LÚMINA PODCASTS. UFRGS. Sobre. Disponível em: https://www.ufrgs.br/luminapodcasts/site/sobre Acesso em: 25 jun. 2023.
MELLO, Patrícia Campos. 2 em cada 3 receberam fake news nas últimas eleições, aponta
pesquisa. Folha de São Paulo. 2019 Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/05/2-em-cada-3-receberam-fake-news-nas-ultimas-eleicoes-aponta-pesquisa.shtml. Acesso em: 24 jun. 2023.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. Kit de ferramentas de transformação digital. Página informativa n. 5, 5p. 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.
PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E-Compós, v. 9, 2007. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/153/154. Acesso em: 19 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.v9i0.153
PRIMO, Alex. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre: v. 2, n. 13, p. 64–87, 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/4210. Acesso em: 19 jun. 2023.
WARDLE, Claire. Fake news. It’s complicated. First Draft, Nova Iorque, 16 fev. 2017. Disponível em: https://firstdraftnews.com/fake-news-complicated/. Acesso em: 25 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BIBLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.