Podcasts contra a desinformação

mapeamento dos episódios sobre fake news no Lúmina podcasts

Autores

  • Thalía da Silva Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Camila Martineli Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0000-0003-0484-502X

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v37i2.16214

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Podcasts, Fake News, Desinformação, Comunicação Científica

Resumo

No atual contexto de infodemia, isto é, de disseminação ininterrupta de informações, os podcasts vêm transformando seus conteúdos de modo a contribuir para a divulgação da informação verdadeira e de fonte confiável. Com a demanda crescente por informações confiáveis e embasadas em evidências, os podcasts institucionais surgem como meio alternativo de comunicação para promover a divulgação científica à comunidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo mapear os episódios relacionados aos termos "fake news" e "notícias falsas" disponíveis na plataforma Lúmina Podcasts, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, discutir seus resultados e analisar os conceitos de fake news, desinformação e notícias falsas dentro do contexto contemporâneo de infodemia. A metodologia utilizada foi qualitativa, mapeando e descrevendo os programas de podcasts da universidade que abordam esses temas. Como resultado, observou-se um notável engajamento do Lúmina Podcasts na divulgação científica e no combate às fake news. Os episódios mapeados abrangem diversas áreas do conhecimento, incluindo saúde, ciência da informação e humanidades, garantindo que público amplo possa expor-se aos assuntos relativos à desinformação, bem como as fake news. Podemos concluir que o uso dos podcasts como ferramenta para disseminar informações confiáveis é uma necessidade, esperamos que essa iniciativa inspire outras instituições a implementarem seus próprios podcasts. Todavia, é preciso reconhecer que, apesar da existência desses podcasts, a facilidade de compartilhar informações nas plataformas de comunicação digital ainda permite que as fake news se espalhem rapidamente. Para romper com a falta de confiabilidade nas informações e desmistificar a desinformação, o papel do divulgador científico em meio a infodemia está também em apropriar-se de todos os recursos possíveis para fazer o intercâmbio facilitado das informações entre o âmbito acadêmico e o grande público.

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Biografia do Autor

Thalía da Silva Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduanda em Biblioteconomia pela UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa DataLab: Laboratório de dados, Métricas institucionais e Reprodutibilidade científica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIn e bolsista do Farol: Conexões da Informação, programa de extensão do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Camila Martineli Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestranda em Ciência da Informação no PPGCIn UFRGS, formada em biblioteconomia pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - FABICO na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Faz parte do Programa de Extensão Farol: Conexões da Informação do Departamento de Ciências da Informação – DCI/UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa DataLab: Laboratório de dados, Métricas institucionais e Reprodutibilidade científica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIn.

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Publicado

2024-01-25

Como Citar

Pires, T. da S., & Costa, C. M. (2024). Podcasts contra a desinformação: mapeamento dos episódios sobre fake news no Lúmina podcasts. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 37(2), 128–140. https://doi.org/10.14295/biblos.v37i2.16214