Comunicação e competência em informação

relação interdisciplinar entre midiatização, consumo e desinformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v37i2.16192

Palavras-chave:

Competência em informação, Midiatização, Consumo, Desinformação, Interdisciplinaridade

Resumo

A midiatização influencia opiniões e comportamentos através dos meios de comunicação; meios estes que também estimulam o consumo e moldam padrões de compra. A competência em informação é fundamental para discernir informações verdadeiras de falsas, especialmente em um contexto de desinformação, onde notícias enganosas se espalham facilmente, afetando a opinião pública. A pesquisa tem como objetivo estudar a interdisciplinaridade dos estudos teóricos da comunicação, midiatização e consumo, com foco na competência em informação para o combate à desinformação. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de abordagem qualitativa e natureza básica, fazendo uso do método de pesquisa bibliográfica e revisão da literatura para discussão das temáticas: Calhoun (2012), França (2003) e Sodré (2007) para contextualização da Comunicação; Dudziak (2003), Santos e Santos (2022) e Vitorino e Piantola (2020) para discussão da Competência em Informação. Ao estabelecer uma relação consciente e crítica à midiatização, consumo e CoInfo, construiremos uma sociedade mais informada, capaz de tomar decisões mais importantes que possam contribuir nos debates da vida pública e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, L.; CAMPBELL, C. Eu compro, logo sei que existo: as bases metafísicas do consumo moderno. In.: BARBOSA, L.; CAMPBELL, C. Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2006. p: 85-98.

CALHOUN, C. Comunicação como Ciência Social (e mais). Revista Intercom, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 277-310, jan./jun., 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/interc/a/H8wddhhvrCHqrcrWHMCTG5f/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 28 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1809-58442012000100014

CAMPELLO, B. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/9nQgbdkq5nXsNBLfv5MBHNm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000300004

CORRÊA, M. de V.; CAREGNATO, S. E. Desinformação e comportamento informacional nas mídias sociais: a divulgação científica na prevenção ao novo coronavírus. Inf. Inf., Londrina, v. 26, n. 1, p. 161-185, jan./mar, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/161681. Acesso em: 28 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p161

DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 32, n. 1, p. 23-35, 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016. Acesso em: 28 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000100003

FETZER, James H. Information: does it have to be true? Minds and Machines, Dordrecht, v. 14, n. 2, p. 223-229, May 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1023/B:MIND.0000021682.61365.56. Acesso em: 20 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1023/B:MIND.0000021682.61365.56

FRANÇA, V. V. L. Quéré, dos modelos da comunicação. Revista Fronteiras - estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 2, n. 2, p. 38-51, 2003.

HJARVARD, S. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. MATRIZes, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 53-92, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82929/85963. Acesso em: 23 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p53-91

HJARVARD, S. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 53-92, jan./jun. 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82929/85963. Acesso em: 23 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p21-44

HORTON JÚNIOR, F. W. Understanding information literacy: a primer. Paris: UNESCO, 2007.

MARTINO, L. C. Escritos sobre epistemologia da Comunicação. São Leopoldo: Editora Sulina: 2017.

PIPER, P. S. Better read that again: Web hoaxes and misinformation. Searcher, v. 8 n. 8, p. 40-49, 2000. Disponível em: https://cedar.wwu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1434&context=surveyresearch_docs. Acesso em: 20 jun. 2023.

SANTOS, C. A. dos; SANTOS, V. C. B. dos. Competência em Informação (CoInfo) como fator social de compreensão e inclusão ao mundo do trabalho sob as perspectivas de Guy Le Boterf e Christine Bruce: notas introdutórias, reflexões necessárias. Perspect. Ciênc. Inf., Belo Horizonte, v. 27, n. 2, abr./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40063. Acesso em: 28 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/40063

SCHNEIDER, M. CCI/7: competência crítica em informação (em 7 níveis) como dispositivo de combate à pós-verdade. In.: BEZERRA, Arthur Coelho et al. iKRITIKA: estudos críticos em informação. Rio de Janeiro: Garamond, 2019.

SILVA, E. C. S. da; FURTADO, R. L. Competência em informação no ensino superior: avaliação de egressos de um mestrado profissional. (em elaboração).

SODRÉ, M. Sobre a episteme comunicacional. MATRIZes, v. 1, n. 1, São Paulo, p. 15-26, out. 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38174. Acesso em: 20 jun. 2023 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i1p15-26

VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação. Florianópolis: EdUSFC, 2020.

Downloads

Publicado

2024-01-25

Como Citar

Almeida, R. da S., Silva, E. C. S. da, & Inomata, D. O. (2024). Comunicação e competência em informação: relação interdisciplinar entre midiatização, consumo e desinformação. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 37(2), 12–20. https://doi.org/10.14295/biblos.v37i2.16192