Os processos de letramento informacional, midiático e competência informacional no século XXI
dimensões teórico-analíticas e debate acerca da colaboração do bibliotecário nesses processos
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v37i2.16189Palavras-chave:
Letramento Informacional e Midiático, Competência Informacional, Mídias SociaisResumo
O letramento informacional é um processo importante para conscientizar sujeitos nas etapas de seleção, acesso e consumo da informação. Ademais, o letramento midiático está ligado ao anterior, pois diz respeito a habilidade de selecionar e apropriar do tipo de informação encontrada no meio virtual, principalmente, as informações compartilhadas nas mídias sociais. Nesse contexto, se letrados informacional e midiaticamente, os sujeitos estão aptos a desenvolver a competência informacional, conhecimento que propõe autonomia para o usuário no que tange a sua capacidade de pesquisar e adquirir somente as informações que lhe são pertinentes. O bibliotecário torna-se papel importante nesses processos, devido a sua capacidade de mediação da informação. O objetivo geral da pesquisa é discutir sobre letramento informacional, midiático e competência informacional e qual a colaboração do bibliotecário nesses processos. Este ensaio teórico, classifica-se como uma pesquisa descritiva, bibliográfica, qualitativa e teórica-analítica, pois procura debater diferentes definições e visões de autores que contribuem para os temas levantados por meio da revisão não sistêmica da literatura. Conclui-se que os processos de letramento informacional, midiático e competência informacional são fenômenos importantes para a criação de uma sociedade autônoma informacionalmente e consciente do seu impacto no campo virtual, instruindo-a a utilizar de forma mais autônoma as mídias sociais. Assim, também, o bibliotecário é figura fundamental nesse contexto, visto que a mediação é uma das funções primordiais do profissional e habilidade necessária para o ensino dos letramentos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, R. O. Mediação e letramento informacional: algumas considerações. Revista Analisando em Ciência da Informação, v. 4, n. 2, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/80829. Acesso em: 10 fev. 2021.
AZEVEDO, K. R.; OGÉCIME, M. O papel do bibliotecário como mediador da informação na busca pelo letramento informacional. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 18, n. 2020, 2000. DOI: 10.20396/rdbci.v18i0.8654473 Acesso em: 23 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v18i0.8654473
CAMPELLO, B. D. S. A escolarização da competência informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 2, n. 2, 2006. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/18. Acesso em: 29 jan. 2021.
CAMPELLO, B. D. S. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de Bibliotecários em escolas de ensino básico. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 209. 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7UUPJY. Acesso em: 10 fev. 2021.
CAMPELLO, B. D. S. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/986. Acesso em: 8 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000300004
CAMPELLO, B. D. S. Perspectivas de letramento informacional no brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 15, n. 29, p. 184-208, 2010. DOI: 10.5007/1518-2924.2010v15n29p184. Acesso em: 22 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2010v15n29p184
CASTELLS, M. Comunicação e poder. Madrid: Alianz, 2009.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
COBO, C. De qué hablamos cuando nos referimos a “competencias para la innovación?”. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación, vol. 6, n. 2, 2013. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5144567. Acesso em: 10 fev. 2021.
DUDZIAK, E. A. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação). Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. DOI: 10.11606/D.27.2001.tde-30112004-151029. Acesso em: 07 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/D.27.2001.tde-30112004-151029
DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, v. 32, n. 1, 11, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000100003. Acesso em: 29 jan. 2021 DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000100003
DUDZIAK, E. A. O bibliotecário como agente de transformação em uma sociedade complexa: integração entre ciência, tecnologia, desenvolvimento e inclusão social. Ponto de Acesso, v. 1, n. 1, 2007. DOI: 10.9771/1981-6766rpa.v1i1.1396. Acesso em: 16 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v1i1.1396
FACHIN, O. Fundamentos de metodologia: noções básicas em pesquisa científica. São Paulo: Saraiva, 2017. 6. ed.
GASQUE, K. C. C. D. Competência em informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-9, jan./jun. 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/viewFile/41315/25246. Acesso em: 9 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v2i1.41315
GASQUE, K. C. G. D. Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Information Science, v. 10 No 2, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5929. Acesso em: 23 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.03.p14
GASQUE, K. C. G. D. LETRAMENTO INFORMACIONAL: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Editora Faculdade de Ciência da Informação/Universidade de Brasília, 2012. E-book. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/13025. Acesso em: 8 fev. 2021.
KUHLTHAU, C. C. Seeking meaning: a process approach to library and information services. Norwood, NJ.: Ablex, 1996. 199 p.
NÓBREGA, P. P.; LIMA, S. M. A.; SILVA, A. S. R.; DAVID, P. B. Competência informacional do bibliotecário no planejamento de cursos em educação a distância. Informação@Profissões, v. 9, n. 1, p. 70-86, 2020. DOI: 10.5433/2317-4390.2020v9n1p70 Acesso em: 10 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n1p70
RIBEIRO, L. A. M. Curiouser Lab: uma experiência de letramento informacional e midiático na educação. 2016. 412 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) —Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
RIBEIRO, L. A. M.; GASQUE, K. C. G. D. Letramento Informacional e Midiático para professores do século XXI. Em questão, Porto Alegre, v. 21, n. 2, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/51891. Acesso em: 8 fev. 2021.
SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SOARES, M. B. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008
TELLES, A. A revolução das mídias sociais: cases, conceitos, dicas e ferramentas. São Paulo: M. Books, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BIBLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.