Ensaio de uma ontologia para modelo de negócio do tipo plataforma digital
um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v37i1.15226Palavras-chave:
Transformação Digital, Modelo de Negócios do tipo Plataforma Digital, OntologiaResumo
Para compreensão dos modelos de negócio do tipo ‘plataforma digital’ e a utilização de ontologias para a organização das informações e do conhecimento gerados nestes negócios, foram realizadas três Revisões Sistemáticas de Literatura, evidenciando oportunidades de pesquisa a partir de abordagens estruturadas para estes modelos. Como principal objetivo, buscou-se apresentar uma proposta inicial, a partir de um “projeto-piloto”, de aplicação de ontologia em um modelo de negócio do tipo ‘plataforma digital’ para a obtenção, organização e compartilhamento dos dados e informações gerados através dos seus processos. Foi utilizada a Metodologia de Desenvolvimento de Ontologia 101 (NOY & McGUINNESS, 2001) como arcabouço de pesquisa. Os resultados demonstram a aplicabilidade da ontologia proposta como estrutura capaz de melhor representar o conhecimento no domínio escolhido, permitindo o desenvolvimento de um arcabouço conceitual preliminar que estabeleça a relação entre diferentes tipos de dados em modelos de negócio do tipo ‘plataforma digital’ com a possibilidade de perpassar por diferentes sistemas promovendo a interoperabilidade. A realização deste estudo se justifica, (i) do ponto de vista teórico-acadêmico, como oportunidade para a Ciência da Informação ampliar seus horizontes sobre esta temática, e (ii) do ponto de vista organizacional, por viabilizar condições para o surgimento posterior de uma interface visual, dedicada, mais acessível, sobre decisões e desempenho de modelos de negócio do tipo plataforma digital.
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