Indexação de livros juvenis

a etapa da análise de assunto

Autores

  • Hugo Figueiredo Mafra Universidade Federal Fluminense (UFF) https://orcid.org/0000-0001-8592-4664
  • Rosa Inês de Novais Cordeiro Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v36i2.14521

Palavras-chave:

Indexação de ficção, Literatura juvenil, Análise de assunto

Resumo

Objetiva examinar as recomendações de bibliotecas para a indexação de assuntos de livros de ficção juvenis. Analisa as recomendações da Library of CongressNew York Public LibraryBritish Library e Bibliotecas da Universidade Estadual Paulista em relação à determinação do assunto pelo indexador. Como procedimento metodológico, realizam-se as pesquisas bibliográfica e documental. No resultado, apresentam-se os princípios básicos para análise de assunto de obras juvenis e a sua exemplificação no livro Harry Potter e a Pedra Filosofal (2000). Como resultado, elencou-se recomendações para a análise de assunto e suas subetapas das obras de ficção juvenil. Conclui-se que as recomendações das bibliotecas apontam a aspectos das narrativas das obras para a determinação dos assuntos, visto que não é possível realizar a leitura na íntegra da obra em uma unidade de informação. Os princípios básicos determinados indicam a possibilidade da determinação dos assuntos referentes ao conteúdo das narrativas dos livros de ficção juvenis.

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Biografia do Autor

Hugo Figueiredo Mafra, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense - PPGCI-UFF. Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI-UFF.

Rosa Inês de Novais Cordeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no Instituto de Arte e Comunicação Social, Departamento de Ciência da Informação. É doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ/1998). Realizou o scholar-in-residence (estágio sênior-CNPq) na University of Illinois at Urbana-Champaign (2010/2011) e o pós-doutorado no Instituto de Psicologia da UFRJ (2003). Mestre em Comunicação (UFRJ/1990). Especializações em Documentação Científica (CDC/IBICT, 1979) e em Planejamento, Organização e Direção de Arquivos (UFF/1985). Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela UFF (1978) e em Arquivologia pela UNIRIO (1982). Leciona, desde 1983, nas graduações de Arquivologia; Biblioteconomia e Documentação da UFF. A partir de 2000, passou a integrar a pós-graduação stricto sensu da UFF. No período de 2000/maio 2004, participou do Mestrado em Ciência da Arte e, com início em 2004, do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Convênio UFF e IBICT). É professora do Mestrado (criado em 2008) e Doutorado em Ciência da Informação da UFF e do Mestrado Profissional em Justiça Administrativa da UFF, iniciado em 2009, na subárea Ciência da Informação e Justiça Administrativa. Na especialização, participa do curso em Planejamento, Organização e Direção de Arquivos (UFF). É autora do livro Informação e Movimento: uma ciência da arte fílmica (2000) e também publicou e apresentou vários trabalhos. Principais domínios de atuação: organização do conhecimento e da informação, análise e representação do conteúdo dos documentos de diversas naturezas (textos, imagens e audiovisuais) em vários cenários sociais e culturais. Somam-se a isso as atividades no âmbito da geração e gestão da informação em Direito.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Mafra, H. F. ., & Cordeiro, R. I. de N. (2022). Indexação de livros juvenis: a etapa da análise de assunto. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 36(2). https://doi.org/10.14295/biblos.v36i2.14521

Edição

Seção

Artigos