Otimização do acesso à informação científica: discussão sobre a aplicação de elementos da arquitetura da informação em repositórios digitais

Autores

  • Odília Barbosa Ribeiro
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti

Palavras-chave:

Comunicação científica, Arquitetura da Informação, repositórios digitais, usabilidade, acessibilidade

Resumo

Consideram-se os repositórios digitais ferramentas para a promoção da comunicação científica, uma vez que possibilitam disponibilizar produtos de pesquisas científicas de maneira gratuita e não-burocrática, facilitando assim a acesso a informações de caráter acadêmico e consequentemente a obtenção de conhecimento e o incentivo à pesquisa. Este trabalho aborda os benefícios do uso dos repositórios digitais principalmente em universidades e considera que, além da proposta de acesso livre à informação, as instituições mantenedoras de repositórios digitais devem observar elementos que garantam realmente o acesso ao conteúdo apresentado. Isso ocorre através do uso de uma Arquitetura da Informação voltada para o público-alvo, bem como atendendo às recomendações de acessibilidade e usabilidade. Portanto, é discutida a aplicabilidade desses elementos em repositórios digitais.

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Biografia do Autor

Odília Barbosa Ribeiro

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Marília.

Mais informações: Currículo Lattes

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti

Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP. Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília do Departamento de Ciência da Informação.

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

2010-04-05

Como Citar

Ribeiro, O. B., & Vidotti, S. A. B. . G. (2010). Otimização do acesso à informação científica: discussão sobre a aplicação de elementos da arquitetura da informação em repositórios digitais. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 23(2), 105–116. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1309

Edição

Seção

Artigos