Práticas de leitura dos adolescentes das escolas de ensino médio da cidade do Rio Grande
Palavras-chave:
Leitura, adolescência, educação, rede pública de ensinoResumo
Este trabalho teve por objetivo investigar os hábitos de leitura dos adolescentes que frequentam o ensino médio da rede pública estadual da cidade do Rio Grande – RS no ano de 2008. Foi elaborado e aplicado um questionário que procurou responder questões como: o que e com que frequência os jovens lêem; o que pensam acerca da leitura, e de que forma se dá o contato com documentos escritos. A aplicação do questionário realizou-se em três escolas de ensino médio da rede pública estadual, buscando-se focalizar escolas localizadas em diferentes áreas geográficas – uma na área central, uma próxima do centro e a última mais afastada do centro da cidade. A partir da análise dos dados coletados foi possível caracterizar as práticas de leitura dos adolescentes participantes da pesquisa, de forma a traçar-se um comparativo entre os colégios e anos escolares estudados. Esta pesquisa demonstrou a importância do acesso à informação nessa fase de desenvolvimento pessoal e as diferentes práticas culturais em relação à leitura adotadas pelos estudantes de escolas localizadas em diferentes bairros de Rio Grande.Downloads
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Publicado
2010-04-05
Como Citar
Blank, C. K. (2010). Práticas de leitura dos adolescentes das escolas de ensino médio da cidade do Rio Grande. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 23(2), 43–54. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1299
Edição
Seção
Artigos
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