Práticas de leitura dos adolescentes das escolas de ensino médio da cidade do Rio Grande

Cintia Kath Blank

Resumo


Este trabalho teve por objetivo investigar os hábitos de leitura dos adolescentes que frequentam o ensino médio da rede pública estadual da cidade do Rio Grande – RS no ano de 2008. Foi elaborado e aplicado um questionário que procurou responder questões como: o que e com que frequência os jovens lêem; o que pensam acerca da leitura, e de que
forma se dá o contato com documentos escritos. A aplicação do
questionário realizou-se em três escolas de ensino médio da rede pública estadual, buscando-se focalizar escolas localizadas em diferentes áreas geográficas – uma na área central, uma próxima do centro e a última mais afastada do centro da cidade. A partir da análise dos dados coletados foi possível caracterizar as práticas de leitura dos adolescentes participantes da pesquisa, de forma a traçar-se um comparativo entre os colégios e anos escolares estudados. Esta pesquisa demonstrou a importância do acesso à informação nessa fase de desenvolvimento pessoal e as
diferentes práticas culturais em relação à leitura adotadas pelos estudantes de escolas localizadas em diferentes bairros de Rio Grande.

Palavras-chave


Leitura; adolescência; educação; rede pública de ensino

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PROPESQ PROPESQ PROPESQ   PROPESQ   PROPESQPROPESQ             PROPESQ