Práticas de leitura dos adolescentes das escolas de ensino médio da cidade do Rio Grande

Autores

  • Cintia Kath Blank

Palavras-chave:

Leitura, adolescência, educação, rede pública de ensino

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar os hábitos de leitura dos adolescentes que frequentam o ensino médio da rede pública estadual da cidade do Rio Grande – RS no ano de 2008. Foi elaborado e aplicado um questionário que procurou responder questões como: o que e com que frequência os jovens lêem; o que pensam acerca da leitura, e de que forma se dá o contato com documentos escritos. A aplicação do questionário realizou-se em três escolas de ensino médio da rede pública estadual, buscando-se focalizar escolas localizadas em diferentes áreas geográficas – uma na área central, uma próxima do centro e a última mais afastada do centro da cidade. A partir da análise dos dados coletados foi possível caracterizar as práticas de leitura dos adolescentes participantes da pesquisa, de forma a traçar-se um comparativo entre os colégios e anos escolares estudados. Esta pesquisa demonstrou a importância do acesso à informação nessa fase de desenvolvimento pessoal e as diferentes práticas culturais em relação à leitura adotadas pelos estudantes de escolas localizadas em diferentes bairros de Rio Grande.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Kath Blank

Acadêmica do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2010-04-05

Como Citar

Blank, C. K. (2010). Práticas de leitura dos adolescentes das escolas de ensino médio da cidade do Rio Grande. BIBLOS, 23(2), 43–54. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1299

Edição

Seção

Artigos