Indivíduo e ambiente: a metodologia de pesquisa da história oral

Autores

  • Latif Antonia Cassab
  • Aloísio Ruscheinsky

Palavras-chave:

Memória, Pesquisa, Sujeitos, História, Ética.

Resumo

Os autores entendem que o uso da metodologia da Historia Oral representa uma das formas de pesquisa qualificadas para a obtencao e a ampliacao de conhecimentos. Polemicas e limites podem ser apontados a proposito das diferentes metodologias de pesquisa e subsistem para alem do seu uso, uma vez que implicam desvendar os fins da investigacao. A procura dos significados da vida cotidiana e auxiliada de maneira significativa atraves de historia de vida. As caracteristicas éticas acompanham esta investigacao, uma vez que, ao se dar a conhecer atraves da narrativa ao pesquisador, o outro desvela seu universo intimo. A riqueza da pesquisa com esta metodologia esta na enfase e importância atribuida ao sujeito da historia, construtor de seu destino, entre possibilidades e limites. Reconstruir historias, situacoes, acontecimentos, subsidiado pela voz do outro, deve tornar o pesquisador responsavel e comprometido com o valor de seu trabalho e a difusao dos seus resultados para a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Latif Antonia Cassab

Graduação em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul, mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Serviço Social pela PUCSP.

Mais informações: Currículo Lattes

Aloísio Ruscheinsky

Professor do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento e do Mestrado de Educação Ambiental da FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2007-12-07

Como Citar

Cassab, L. A., & Ruscheinsky, A. (2007). Indivíduo e ambiente: a metodologia de pesquisa da história oral. BIBLOS, 16, 7–24. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/125

Edição

Seção

Artigos