O desenvolvimento de uma coleção histórica de uma biblioteca universitária

Autores

  • Ismael Maynard Bernini Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-2338-7338
  • Jeniffer Alves Cuty http://www.ufrgs.br/ufrgs/inicial
  • Miriam Moema Loss http://www.ufrgs.br/ufrgs/inicial

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v35i2.12499

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Coleção histórica, Desenvolvimento de coleções

Resumo

O artigo tem como finalidade apresentar os critérios elaborados para a constituição da Coleção Histórica da Biblioteca da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). Esse relato de experiência pretende registrar o processo de criação dos critérios para definição de itens históricos no contexto de uma biblioteca universitária, atendendo às particularidades de sua realidade e de suas funções junto a comunidade acadêmica. Assim, se registra a trajetória da Biblioteca e da Instituição, além de fomentar mais iniciativas no sentido de desenvolvimento de coleções históricas em bibliotecas universitárias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismael Maynard Bernini, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bibliotecário da Biblioteca da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS

Mestrando em Museologia e Patrimônio do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS

Jeniffer Alves Cuty, http://www.ufrgs.br/ufrgs/inicial

Professora Adjunta IV do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Coordenadora da Comissão de Graduação do Curso de Museologia, UFRGS, 2020-2021. Doutora e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS]. 

Miriam Moema Loss, http://www.ufrgs.br/ufrgs/inicial

Bibliotecária-Chefe da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico / UFRGS). Mestre em Museologia e Patrimônio, Porto Alegre, RS.

Referências

CAVE, R. Rare book: librarianship. London: Clive Bingley, 1985.

EVANGELISTA, T. M. Hypnerotocahia Poliphili: das pensas de Aldus Manutius no século XV à biblioteca particular do bibliófilo José Mindlin nos dias de hoje. 2007. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. S.; FRANCO, F. M. M. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LOSS, M. M. Ocupando mais um espaço: proposta de um programa de necessidades para ampliação da Biblioteca da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). 2009. 93 f. Monografia (Especialização em Gestão de Bibliotecas Universitárias) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Fabico / UFRGS. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/18487 . Acesso em: 17 jan. 2021.

MARTINS, W. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. São Paulo: Ática, 2002.

MINDLIN, J. Uma vida entre livros: reencontros com o tempo. São Paulo: EDUSP, c1997.

PINHEIRO, A. V. T. P. Que é livro raro?: uma metodologia para o estabelecimento de critérios de raridade bibliográfica. Rio de Janeiro: Presença, 1989.

RODRIGUES, J. G. A criação da Fundação Oswaldo Cruz e a formação de acervos bibliográficos raros. 2000. 124 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2000.

RODRIGUES, M. C. Como definir e identificar obras raras? Critérios adotados pela Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n.1, p.115-121, jan./abr. 2006.

SILVA, G. S.; FREIRE, B. M. J. Folheando livros: incursão teórica em tesouros bibliográficos e bibliológicos. Biblionline, v. 2, n. 2, 2006. Disponível em: www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/download/613/450. Acesso em: 10 jan. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO. BIBLIOTECA. Conceitos Estratégicos. [2019] Disponível em: https://www.ufrgs.br/bibfbc/sobre/apresentacao/#missao. Acesso em: 04 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2022-04-18

Como Citar

Bernini, I. M. ., Cuty, J. . A., & Loss, M. M. (2022). O desenvolvimento de uma coleção histórica de uma biblioteca universitária. BIBLOS, 35(2). https://doi.org/10.14295/biblos.v35i2.12499

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)