O desenvolvimento de uma coleção histórica de uma biblioteca universitária
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v35i2.12499Palavras-chave:
Biblioteca universitária, Coleção histórica, Desenvolvimento de coleçõesResumo
O artigo tem como finalidade apresentar os critérios elaborados para a constituição da Coleção Histórica da Biblioteca da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). Esse relato de experiência pretende registrar o processo de criação dos critérios para definição de itens históricos no contexto de uma biblioteca universitária, atendendo às particularidades de sua realidade e de suas funções junto a comunidade acadêmica. Assim, se registra a trajetória da Biblioteca e da Instituição, além de fomentar mais iniciativas no sentido de desenvolvimento de coleções históricas em bibliotecas universitárias.
Downloads
Referências
CAVE, R. Rare book: librarianship. London: Clive Bingley, 1985.
EVANGELISTA, T. M. Hypnerotocahia Poliphili: das pensas de Aldus Manutius no século XV à biblioteca particular do bibliófilo José Mindlin nos dias de hoje. 2007. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS.
HOUAISS, A.; VILLAR, M. S.; FRANCO, F. M. M. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
LOSS, M. M. Ocupando mais um espaço: proposta de um programa de necessidades para ampliação da Biblioteca da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). 2009. 93 f. Monografia (Especialização em Gestão de Bibliotecas Universitárias) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Fabico / UFRGS. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/18487 . Acesso em: 17 jan. 2021.
MARTINS, W. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. São Paulo: Ática, 2002.
MINDLIN, J. Uma vida entre livros: reencontros com o tempo. São Paulo: EDUSP, c1997.
PINHEIRO, A. V. T. P. Que é livro raro?: uma metodologia para o estabelecimento de critérios de raridade bibliográfica. Rio de Janeiro: Presença, 1989.
RODRIGUES, J. G. A criação da Fundação Oswaldo Cruz e a formação de acervos bibliográficos raros. 2000. 124 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2000.
RODRIGUES, M. C. Como definir e identificar obras raras? Critérios adotados pela Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n.1, p.115-121, jan./abr. 2006.
SILVA, G. S.; FREIRE, B. M. J. Folheando livros: incursão teórica em tesouros bibliográficos e bibliológicos. Biblionline, v. 2, n. 2, 2006. Disponível em: www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/download/613/450. Acesso em: 10 jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO. BIBLIOTECA. Conceitos Estratégicos. [2019] Disponível em: https://www.ufrgs.br/bibfbc/sobre/apresentacao/#missao. Acesso em: 04 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 BIBLOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.