A dicotomia do acesso à leitura e as bibliotecas públicas durante o Estado Novo

Autores

  • Clara Duarte Coelho Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2776-6359
  • Sueli Bortolin Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v35i1.12181

Palavras-chave:

Biblioteca pública, Instituto Nacional do Livro, Getúlio Vargas, Estado Novo.

Resumo

As bibliotecas públicas são instituições de promoção do acesso à leitura, informação e cultura, dependentes administrativamente do estado. Entretanto, até o início do governo de Getúlio Vargas a implantação desses espaços não estava inserida nas prioridades governamentais e somente após 1937 essa questão entrou em debate na administração pública. O presente artigo tem como objetivo empreender uma reconstituição histórica sobre a questão das bibliotecas públicas em âmbito nacional durante o período de maior controle estatal do país. Nos procedimentos metodológicos adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa do problema. O recorte temporal definido para esta pesquisa foi o início do plano de governo denominado Estado Novo em 1937 até 1945. Descreve os principais projetos desenvolvidos pelo Instituto Nacional do Livro (INL) durante a gestão do seu primeiro diretor Augusto Meyer. Analisa como esse governo autoritário utilizava a censura para controlar a sociedade por meio da leitura. Os resultados obtidos evidenciaram a importância do INL e uma tendência de investimento para incentivar a criação de bibliotecas, no entanto, a difusão dos ideais do plano nacionalista instaurado no Brasil no Estado Novo inviabilizaram a concretização dessas iniciativas.

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Biografia do Autor

Clara Duarte Coelho, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil

Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL)

Bibliotecária pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)

Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL)

 

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Publicado

2021-07-27

Como Citar

Coelho, C. D., & Bortolin, S. (2021). A dicotomia do acesso à leitura e as bibliotecas públicas durante o Estado Novo. BIBLOS, 35(1). https://doi.org/10.14295/biblos.v35i1.12181