TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, METODOLOGIAS ATIVAS E OS FATORES DE INTERAÇÃO

um olhar sobre as contribuições de Marshall McLuhan

Autores

  • Fábio Rogério Batista Lima Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, SP. https://orcid.org/0000-0001-8729-618X
  • Fabio Murakami Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, SP. https://orcid.org/0000-0003-3086-5390
  • Solange Aparecida Devechi Ordones Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, SP. https://orcid.org/0000-0002-8092-4515

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v34i2.11811

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Metodologias ativas, Competência Informacional, Marshall McLuhan.

Resumo

O presente estudo traz reflexões acerca do processo de interação do indivíduo com as metodologias ativas por meio do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e faz conexão com os pensamentos de Marshall McLuhan. Para tanto, o artigo é de abordagem qualitativa e de natureza teórico-aplicada, apresenta objetivos descritivos e exploratórios e faz uso de procedimentos bibliográficos e documentais. Como resultado, a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação, proporciona inserções de metodologias ativas e estruturas pedagógicas para o efetivo processo de ensino-aprendizagem. Assim, o desafio é a adaptação ao cenário cada vez mais mutável, e o processo de aprendizagem está diretamente relacionado à capacidade de relacionamento interpessoal, no desenvolvimento do comportamento informacional, na construção do conhecimento científico e no domínio das TIC.

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Biografia do Autor

Fábio Rogério Batista Lima, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, SP.

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação Unesp, Campus de Marília/SP. Faz parte do GPTAI/UFSCar, linha de pesquisa: Patrimônio, memória e identidade cultural.

Fabio Murakami, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, SP.

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação Unesp, Campus de Marília/SP. Docente do Serviço Nacional do Comércio SENAC/ SP.

Solange Aparecida Devechi Ordones, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, SP.

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação Unesp, Campus de Marília/SP.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Lima, F. R. B., Murakami, F., & Ordones, S. A. D. (2020). TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, METODOLOGIAS ATIVAS E OS FATORES DE INTERAÇÃO: um olhar sobre as contribuições de Marshall McLuhan. BIBLOS, 34(2). https://doi.org/10.14295/biblos.v34i2.11811