O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v34i2.11490

Palavras-chave:

Atuação Bibliotecária. Ambiente Virtual. Educação a Distância.Estruturalismo.

Resumo

A Educação a Distância vem crescendo cada vez mais e vários profissionais estão engajados na área, dentre eles destaca-se o bibliotecário, o qual dispõe de competências que podem contribuir para a modalidade. Ao observar o método estruturalista, a partir da visão dos seus precursores, Saussere e Lévy-Strauss, os quais apresentam focos referentes à semântica e à antropologia. O presente artigo busca refletir e nortear, do ponto de vista teórico, as contribuições do estruturalismo à atuação do bibliotecário no ambiente da educação à distância. Trata-se, de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa, onde busca, de acordo com a literatura, despertar para as relações importantes que o referido método pode contribuir com as ações do bibliotecário, desde aspectos documentais, como a web semântica, até análises sobre a satisfação dos usuários no tocante aos serviços prestados.

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Biografia do Autor

Paula Pinheiro da Nóbrega, Universidade Federal do Ceará

Bibliotecária. Mestre em Ciência da Informação.

Andréa Soares Rocha da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Educação.  Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Coordenadora do Grupo Educação, Tecnologia e Saúde. Coordenadora de Tutoria e EaD NUTEDS/UFC.

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Informação. Docente do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Ciência da Informação. Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação.

Priscila Barros David, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Nóbrega, P. P. da, Silva, A. S. R. da, Farias, G. B. de, & David, P. B. (2020). O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista . BIBLOS, 34(2). https://doi.org/10.14295/biblos.v34i2.11490

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