<b>Ciclos diários e perfis abióticos num leito de vegetação sumersa da lagoa costeira de Rocha (SW Atlântico)</b>

Autores/as

  • Rafael Arocena
  • Lorena Rodríguez

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v32i2.2460

Palabras clave:

Abiotic factors, Aquatic plants, Shallow water, Vertical profiles, Uruguay, Fatores abióticos, Plantas aquáticas, Agua rasa, Perfis verticais, Uruguai.

Resumen

As variações diárias dos perfis abióticos no litoral límnico e vegetado da lagoa costeira de Rocha foram determinadas em dias do verão. As medições foram feitas em três estações de amostragem (profundidade 40-55 cm) em intervalos de 2-3 horas e a cada 5-10 cm de profundidade. As plantas ocuparam o 100% da área de amostragem e atingiram a superfície da agua. A biomassa foi dominada pela Eleocharis aff. nana (58%), Myriophyllum quitense (16%) e Nitella sp. (14%). Potamogeton pectinatus L., Zannichellia palustris L. e Chara sp. representaram cada uma menos do 5% da biomassa total. Um ciclo diário foi observado para o oxigênio dissolvido (1-12 mg L-1) e pH (6.5-8.0), provavelmente induzido pela respiração e fotossíntese das plantas. A temperatura (25-30 ºC) e a condutividade (3.2 - 11.7 mS cm-1) apresentaram uma estratificação favorecida pela vegetação submersa, que impedia a circulação da agua. As três estações de amostragem em geral mostraram parões abióticos similares apesar se apresentarem uma diferente composição e biomassa de plantas. Uma estratificação inversa foi produzida pelo esfriamento superficial durante a noite, ao mesmo tempo que a água salgada do mar fica embaixo da água doce dos rios. Nos discutimos a importância e a variabilidade dos processos litorais nas lagoas costeiras, e suas implicações para o conhecimento destes ecossistemas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Arocena

Sección Limnología, Facultad de Ciencias, Universidad de Uruguay. Iguá 4225, 11400 Montevideo, Uruguay

Lorena Rodríguez

Sección Limnología, Facultad de Ciencias, Universidad de Uruguay. Iguá 4225, 11400 Montevideo, Uruguay

Cómo citar

Arocena, R., & Rodríguez, L. (2012). <b>Ciclos diários e perfis abióticos num leito de vegetação sumersa da lagoa costeira de Rocha (SW Atlântico)</b>. Atlântica (Rio Grande), 32(2), 199–206. https://doi.org/10.5088/atlântica.v32i2.2460

Número

Sección

Artigos