Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Atlântica (Rio Grande)?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A ATLÂNTICA publica artigos científicos originais sobre pesquisas científicas realizadas em diferentes ecossistemas aquáticos (estuarino, costeiro e oceânico) preferencialmente do Oceano Atlântico Sul-Ocidental.
Os textos recebidos serão previamente analisados, verificando-se sua adequação às normas editoriais e o mérito científico. Posteriormente o trabalho será encaminhado a dois ou mais consultores. O Corpo Editorial da Revista Atlântica reserva-se o direito de recusar trabalhos submetidos que não estejam de acordo com as presentes normas.

Preparação do texto: o artigo poderá ser submetido em português, espanhol ou inglês. Deverá ser redigido em espaço duplo, mantendo margens laterais de 3cm. Os resumos, tabelas, ilustrações e legendas de figuras devem ser apresentados em folhas separadas. Todo o trabalho não deverá ultrapassar 40 páginas, incluindo tabelas e ilustrações. O autor poderá sugerir até três nomes de revisores (com endereços). Os artigos não passarão por revisão lingüística na Editora, ficando os autores responsáveis por eventuais erros de digitação ou de gramática.

A estrutura sugerida para a apresentação do trabalho é a seguinte:
TÍTULO E SUBTÍTULO, RESUMOS, INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS, DISCUSSÃO E/OU CONCLUSÕES, AGRADECIMENTOS, LITERATURA CITADA.
A identificação de autoria deste trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.

Resumos: serão dois, um na mesma língua do texto e outro em inglês, se o texto for em português ou espanhol, ou em português se o texto for em inglês. Cada resumo deverá ter, no máximo, 200 palavras.

Notas de rodapé: devem ser evitadas sempre que possível.

Tabelas: devem ser evitadas se os dados puderem ser devidamente explorados no texto. Sempre que possível, evitar traços verticais. Numerar as tabelas consecutivamente com algarismos arábicos. O cabeçalho deve ser conciso e auto-explicativo, sem necessidade de referência ao texto.

Figuras: todas as ilustrações serão denominadas como Figuras e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos. O tamanho das fontes utilizadas em textos nas figuras deve ser apropriado para uma redução a 50% do original. Fotos só serão aceitas em preto e branco. As figuras originais somente deverão ser enviadas quando solicitadas pelo Editor. As figuras que acompanham o manuscrito deverão conter seu número, nome do primeiro autor e título abreviado escritos a lápis na parte inferior da página. A legenda das figuras deverá ser encaminhada em folha separada.

Literatura citada: a citação bibliográfica, no texto, deve ser da seguinte maneira: um autor - Ribeiro (1934) ou (Ribeiro 1934); dois autores - Ribeiro & Santos (1950) ou (Ribeiro & Santos 1950); três ou mais autores - Ribeiro et al. (1960) ou (Ribeiro et al. 1960).
Os nomes dos periódicos devem ser abreviados segundo o "Bibliographic Guide for Editors & Authors", (publ. American Chemical Society, Washington, D. C.). As referências no fim do texto devem aparecer em ordem alfabética, em caixa alta, seguindo cronologicamente a ordem dos trabalhos de um mesmo autor.
A Literatura citada deve apresentar a seguinte estrutura:

Periódicos: AZAM, F, T FENCHEL, JG FIELD, JS GRAY, LA MEYER-REIL & F THINGSTAD. 1983. The ecological role of water-column microbes in the sea. Mar. Ecol. Prog. Ser., 10: 257-263.

Capítulo em livro: COUSSEAU, MB. 1985. Los peces del Río de la Plata y de su Frente Marítimo.
In: YAÑEZ-ARANCIBIA, A. (ed.). Fish Community Ecology in Estuaries and Coastal Lagoons: Towards an Ecosystem Integration. DR (R) UNAM Press, Mexico, Chap. 24: 515-534.

Livro: MARGALEF, R. 1977. Ecología. Barcelona, Omega. 191p.

CD-ROM: Monografia como um todo: CALDEIRA, J. 1997. Viagem pela história do Brasil, São Paulo, Companhia das Letras. 1 CD-ROM.
Artigos da Internet: MUELLER, SPM. A pesquisa na formação do bibliotecário. Disponível em: http://biblioteconomia.cjb.net. Acesso em: dia/mes/ano.

Somente referências citadas no texto deverão aparecer na seção Literatura Citada. Evitar fazer referências a textos publicados em veículos de pequena circulação ou de difícil acesso (ex. Relatórios, Resumos de Congresso, Monografias e Teses).

Comunicação pessoal: a utilização da comunicação pessoal deve ser evitada, porém, quando seu uso se fizer necessário, uma declaração do responsável pela informação deverá acompanhar o manuscrito.

Notas: artigos curtos, de estrutura mais simples, poderão ser publicados como notas, constituídas por título, texto e referências bibliográficas.

Anúncios: aceita-se a divulgação de congressos, simpósios, cursos e eventos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.