<b>Sobre a circulação tridimensional forçada por ventos na Lagos dos Patos</b>

Autores

  • Renato Menezes Castelao
  • Osmar Olinto Möller Junior

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v25i2.2297

Palavras-chave:

Dinâmica costeira, Lagoa costeira, Modelagem numérica, Lagoa dos Patos, Coastal dynamics, Coastal lagoon, Numerical modeling, Patos Lagoon

Resumo

O modelo numérico da Universidade de Princeton (POM) foi utilizado no estudo da circulação tridimensional forçada por ventos na Lagoa dos Patos. As elevações de níveis geradas com uma grade maior, de menor resolução, foram utilizadas como condição de contorno para as simulações com uma grade menor, de maior resolução. Os resultados obtidos mostraram que o vento gera um desnível entre as extremidades da lagoa, que pode atingir 0,08m pra ventos de 4ms-1. Ventos de nordeste (sudoeste) causam elevação (depressão) na região da Ponta da Feitoria, e depressão (elevação) em Itapoã. Arambaré funciona como a linha nodal da lagoa. Na plataforma continental, o vento nordeste (sudoeste) causa depressão (elevação) no nível na região costeira. Em função da orientação da lagoa e do efeito de rotação da Terra, as respostas do oceano e do interior da lagoa ao vento são complementares. O gradiente barotrópico gerado entre estes dois sistemas constitui-se no principal mecanismo responsável por bombear água para dentro ou fora da lagoa. No corpo lagunar, há a formação de quatro células verticais de circulação, causadas pela topografia. As velocidades superficiais na lagoa possuem mesma direção do vento e um fluxo de retorno se estabelece na porção mais profunda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Menezes Castelao

2001-2006 Ph.D. em Oceanography Físico, Faculdade de Ciências Oceânicas e Atmosféricas, Estado de Oregon, Universidade (Dr. John Barth). 1999-2001 M.S. em Oceanography Físico, Institute Oceanografico, Universidade de São Paulo - Brasil. 1994-1998 B.S. em Oceanography, Universidade de Rio Grande - Brasil.

Osmar Olinto Möller Junior

Doutorado em Oceanografia na Universidade de Bordeaux I (1996). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Como Citar

Castelao, R. M., & Möller Junior, O. O. (2011). <b>Sobre a circulação tridimensional forçada por ventos na Lagos dos Patos</b>. Atlântica (Rio Grande), 25(2), 91–106. https://doi.org/10.5088/atlântica.v25i2.2297

Edição

Seção

Artigos