HANTAVIROSE: PATOLOGIA E REGISTRO NO BRASIL

Autores

  • Klaus Sehn Korting
  • Juliana Flach
  • Gunther Honscha
  • Ana Maria Barral de Martinez

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v20i1.945

Palavras-chave:

Hantavirus, zoonoses, vírus RNA de roedores, zoonosis, rodent virus RNA

Resumo

A hantavirose é uma doença mundialmente distribuída e transmitida através da inalação de aerossóis contendo excretas de roedores silvestres contaminados pelo Hantavirus. No Brasil, o primeiro caso de hantavirose foi registrado em 1993. Desde então, diversos outros têm sido confirmados em todas as regiões do país. Embora o número de casos de hantavirose seja pequeno em relação a outras doenças zoonóticas, é importante considerar a possível subestimativa da ocorrência dessa patologia, uma vez que acomete principalmente habitantes de regiões pouco urbanizadas, com difícil acesso aos serviços de saúde. Outra razão é a falta de diagnóstico, devido à inespecificidade dos sintomas e à rápida evolução. Neste trabalho propõe-se um levantamento de dados sobre a hantavirose, sua incidência e prevalência no Brasil, com enfoque no Rio Grande do Sul, visando a prover subsídios para estudos epidemiológicos de controle e transmissão da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klaus Sehn Korting

Possui especialização em Agente Infecto Parasitário de Interesse Humano pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Juliana Flach

Atualmente é professora substituta na Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), disciplina de Microbiologia, possui mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

Mais informações: Currículo Lattes

Gunther Honscha

Atualmente é bioquímico da Prefeitura Municipal de Rio Grande no Laboratório Municipal de Análises Clínicas, no Programa de Atenção à Tuberculose e coordenador da Comissão de Controle de Infecção da Rede Básica de Saúde, é professor assistente das disciplinas de Bioquímica e Biofísica e Microbiologia e Imunologia e responsável técnico dos laboratórios da área de saúde da Faculdade Atântico Sul do Rio Grande e bioquímico pesquisador da A.C. Santa Casa do Rio Grande, possui mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Ana Maria Barral de Martinez

Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande, onde ministra aulas de Microbiologia e Virologia para Cursos de Graduação, Especialização e Mestrado. Orienta alunos de graduação, especialização e Mestrado, possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-08-07

Como Citar

Korting, K. S., Flach, J., Honscha, G., & Martinez, A. M. B. de. (2009). HANTAVIROSE: PATOLOGIA E REGISTRO NO BRASIL. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 20(1), 39–50. https://doi.org/10.14295/vittalle.v20i1.945

Edição

Seção

Artigos