Impacto das mídias sociais na prescrição de nutricosméticos por farmacêuticos brasileiros no Instagram

Autores

  • Gustavo dos Santos Martins Laboratório de Produtos Naturais e Ensaios Biológicos, Departamento de Produtos Naturais e Alimentos, Faculdade de Farmácia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Enzo Pires da Costa Laboratório de Produtos Naturais e Ensaios Biológicos, Departamento de Produtos Naturais e Alimentos, Faculdade de Farmácia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Denisa Neves Lima Laboratório de Produtos Naturais e Ensaios Biológicos, Departamento de Produtos Naturais e Alimentos, Faculdade de Farmácia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leopoldo Clemente Baratto Laboratório de Farmacognosia Aplicada, Departamento de Produtos Naturais e Alimentos, Faculdade de Farmácia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Isabel Sampaio dos Santos Laboratório de Produtos Naturais e Ensaios Biológicos, Departamento de Produtos Naturais e Alimentos, Faculdade de Farmácia - Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-0210-6445

DOI:

https://doi.org/10.63595/vittalle.v37i1.17039

Palavras-chave:

alimentos funcionais; suplementos alimentares; nutracêuticos; mídias sociais

Resumo

No Brasil, a procura por alimentos funcionais tem aumentado de forma progressiva, com isso, novos conceitos de alimentos têm surgido, como nutracêuticos e nutricosméticos. Legalmente, o farmacêutico pode atuar na prescrição de suplementos alimentares. As redes sociais têm sido utilizadas para difusão da informação e, com isso, observa-se o aumento do número de perfis no Instagram com publicações sobre nutricosméticos. Neste artigo, analisou-se os perfis de 20 farmacêuticos influenciadores digitais no Instagram, de forma quantitativa, descritiva, documental, transversal e retrospectiva. De acordo com as instruções do novo Código de Ética do Farmacêutico (2022), os principais itens com baixa adesão pelos profissionais foram a ausência do número de inscrição no Conselho Regional de Farmácia (95%); baixo números de publicações com a devida citação bibliográfica (41%) e que induziram os leitores ao uso indevido e indiscriminado de suplementos alimentares (18%). Por outro lado, apenas uma amostra divulgou conteúdo sem a devida comprovação científica (5%). Nesse contexto, espera-se que este trabalho mostre a importância da postura ética e científica quanto a orientação farmacêutica para uso racional de nutricosméticos, visando a promoção da saúde e do bem-estar do paciente.

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Publicado

2025-11-17

Como Citar

dos Santos Martins, G., Pires da Costa, E., Neves Lima, D., Clemente Baratto, L., & Sampaio dos Santos, M. I. (2025). Impacto das mídias sociais na prescrição de nutricosméticos por farmacêuticos brasileiros no Instagram. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 37(1), 23–36. https://doi.org/10.63595/vittalle.v37i1.17039

Edição

Seção

Artigos