Impacto das mídias sociais na prescrição de nutricosméticos por farmacêuticos brasileiros no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.63595/vittalle.v37i1.17039Palavras-chave:
alimentos funcionais; suplementos alimentares; nutracêuticos; mídias sociaisResumo
No Brasil, a procura por alimentos funcionais tem aumentado de forma progressiva, com isso, novos conceitos de alimentos têm surgido, como nutracêuticos e nutricosméticos. Legalmente, o farmacêutico pode atuar na prescrição de suplementos alimentares. As redes sociais têm sido utilizadas para difusão da informação e, com isso, observa-se o aumento do número de perfis no Instagram com publicações sobre nutricosméticos. Neste artigo, analisou-se os perfis de 20 farmacêuticos influenciadores digitais no Instagram, de forma quantitativa, descritiva, documental, transversal e retrospectiva. De acordo com as instruções do novo Código de Ética do Farmacêutico (2022), os principais itens com baixa adesão pelos profissionais foram a ausência do número de inscrição no Conselho Regional de Farmácia (95%); baixo números de publicações com a devida citação bibliográfica (41%) e que induziram os leitores ao uso indevido e indiscriminado de suplementos alimentares (18%). Por outro lado, apenas uma amostra divulgou conteúdo sem a devida comprovação científica (5%). Nesse contexto, espera-se que este trabalho mostre a importância da postura ética e científica quanto a orientação farmacêutica para uso racional de nutricosméticos, visando a promoção da saúde e do bem-estar do paciente.


