Proposta de intervenção ensino-serviço de Práticas Integrativas e Complementares

Autores

  • Ângela Kemel Zanella Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.
  • Caroline Cadore Ramires Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.
  • Cristina Peres Rocco Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.
  • Morgana Duarte da Silva Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v30i1.7449

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Práticas Integrativas e Complementares, capacitação profissional.

Resumo

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. O presente relato de experiência tem como objetivo compartilhar as estratégias utilizadas pelo Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, para a implementação das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), bem como da capacitação dos recursos humanos produzidos pela universidade. Essa experiência foi gerada a partir do projeto de extensão “Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares no SUS”. O projeto constitui-se de capacitações - realizadas por docentes e especialistas, e atendimentos aos usuários oriundos do SUS que apresentavam dor musculoesquelética, pelos acadêmicos participantes das capacitações. Foram realizadas aproximadamente 15 capacitações no ano de 2017 sobre diversos temas envolvendo PICs. Nelas participaram 116 sujeitos e 94,67% deles aprovaram as qualificações. Posteriormente, os acadêmicos foram convidados a atender a comunidade, sob supervisão e atuação dos profissionais especialistas nas técnicas supracitadas. Até o presente momento, foram realizados mais de 250 atendimentos e os pacientes relataram redução significativa do seu nível de dor após os atendimentos com PICs. Concluiu-se que as capacitações contribuíram muito para a formação dos participantes, bem como, os atendimentos apresentaram bons resultados de melhora da dor dos pacientes, o que contribui para que continuemos com ambas as ações, visando a ampliação delas.

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Biografia do Autor

Ângela Kemel Zanella, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.

Curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.

Caroline Cadore Ramires, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.

Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.

Cristina Peres Rocco, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.

Curso de Medicina, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.

Morgana Duarte da Silva, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.

Curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil. Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.

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Publicado

2018-07-17

Como Citar

Zanella, Ângela K., Ramires, C. C., Rocco, C. P., & Silva, M. D. da. (2018). Proposta de intervenção ensino-serviço de Práticas Integrativas e Complementares. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 30(1), 63–71. https://doi.org/10.14295/vittalle.v30i1.7449