Análise de ações educacionais no enfrentamento ao HIV/AIDS em Rio Grande/RS – um dos municípios líderes em casos de infecções pelo vírus no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.63595/vittalle.v37i1.17780Palabras clave:
educação em saúde; epidemias; preconceitoResumen
Estima-se que cerca de 135 mil pessoas no Brasil vivam com HIV/Aids sem saber, um dado que pode estar relacionado à desinformação e ao medo de descobrir a infecção viral e enfrentar a sorofobia. O Rio Grande do Sul é um dos estados com maior número de casos, com a cidade do Rio Grande destacando-se como uma das líderes em infecções por vários anos consecutivos. Esta pesquisa analisou as ações educacionais realizadas neste município para enfrentar a epidemia e a sorofobia. Foram coletados e analisados dados de sites oficiais da universidade pública local e da prefeitura municipal sobre as ações educacionais desenvolvidas. Identificou-se 13 ações entre a universidade e a municipalidade, focadas nas discussões sobre a biologia do vírus e no controle epidemiológico, com seis dessas ações direcionadas ao combate ao preconceito. Conclui-se que as discussões ainda são bastante incipientes, havendo pouco espaço para dialogar sobre o vírus e o preconceito tanto na universidade quanto nos órgãos municipais, especialmente na área da educação.


