Análise de ações educacionais no enfrentamento ao HIV/AIDS em Rio Grande/RS – um dos municípios líderes em casos de infecções pelo vírus no Brasil

Autores/as

  • Willian Mirapalheta Molina Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Cristiane Barros Marcos Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.63595/vittalle.v37i1.17780

Palabras clave:

educação em saúde; epidemias; preconceito

Resumen

Estima-se que cerca de 135 mil pessoas no Brasil vivam com HIV/Aids sem saber, um dado que pode estar relacionado à desinformação e ao medo de descobrir a infecção viral e enfrentar a sorofobia. O Rio Grande do Sul é um dos estados com maior  número de casos, com a cidade do Rio Grande destacando-se como uma das líderes em infecções por vários anos consecutivos. Esta pesquisa analisou as ações educacionais realizadas neste município para enfrentar a epidemia e a sorofobia. Foram coletados e analisados dados de sites oficiais da universidade pública local e da prefeitura municipal sobre as ações educacionais desenvolvidas. Identificou-se 13 ações entre a universidade e a municipalidade, focadas nas discussões sobre a biologia do vírus e no controle epidemiológico, com seis dessas ações direcionadas ao combate ao preconceito. Conclui-se que as discussões ainda são bastante incipientes, havendo pouco espaço para dialogar sobre o vírus e o preconceito tanto na universidade quanto nos órgãos municipais, especialmente na área da educação.

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Publicado

2025-11-17

Cómo citar

Mirapalheta Molina, W., & Barros Marcos, C. (2025). Análise de ações educacionais no enfrentamento ao HIV/AIDS em Rio Grande/RS – um dos municípios líderes em casos de infecções pelo vírus no Brasil . VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 37(1), 70–84. https://doi.org/10.63595/vittalle.v37i1.17780

Número

Sección

Artigos