Perfil e Autoestima de Usuários de um CAPS Álcool e Drogas no Interior do Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.63595/vittalle.v37i1.17127Palabras clave:
autoimagem; transtornos relacionados ao uso de substâncias; serviços de saúde mentalResumen
Introdução: O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) emerge como uma modalidade vital de assistência, embora ainda sejam escassos dados sobre a população atendida. Compreender o perfil epidemiológico dos usuários, bem como sua autoestima, aspecto intrínseco à saúde mental, é crucial para se aprimorar o planejamento e a implementação de intervenções nesse serviço. Método: Realizou-se um estudo transversal descritivo, utilizando-se um questionário sociodemográfico e a Escala de Autoestima de Rosenberg para entrevistar 46 usuários do CAPS AD da cidade de Largarto – SE, no Brasil. Resultados: 84,8% dos entrevistados eram do sexo masculino; 82,6%, desempregados; 58,7% possuíam renda abaixo de meio salário mínimo; 28,3% relataram abstinência nos últimos 30 dias; 41,3% dos entrevistados apresentaram baixa autoestima; aqueles não em situação de rua demonstraram níveis mais elevados; e houve associação estatisticamente significativa entre abstinência e maior nível de escolaridade. Conclusão: Apesar de frequentarem o serviço, os usuários enfrentam desafios socioeconômicos e de autoestima. A assistência ainda não atende plenamente às necessidades desses indivíduos. Destaca-se a importância de desenvolver atividades que promovam o fortalecimento da autovalorização e autoestima.


