Uma revisão integrativa sobre o tratamento da alopecia com plantas medicinais, fitoterápicos e suplementos alimentares

Autores/as

  • Kellen Miranda Sá Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0001-7490-086X
  • Igor Lima Soares Universidade Federal do Ceará
  • Gabriel Sá Figueiredo Universidade Federal do Ceará
  • Amélia Maria Ramos Freire Programa Farmácias Vivas - Universidade Federal do Ceará
  • Marcos Venânces de Souza Leão Universidade Federal do Ceará
  • Odilon Filgueiras Lima Neto Comissão de PICS CRFCE
  • Patrícia Georgina Garcia Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Júlio César de Oliveira Peixe Laboratório Central do Estado do Ceará LACEN/CE
  • Érika Mourão Sá PSF - Prefeitura Municipal de Fortaleza
  • Mary Anne Medeiros Bandeira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v35i1.14593

Palabras clave:

calvície, queda de cabelo, suplemento

Resumen

A alopecia é uma condição caracterizada pela diminuição de pelos ou cabelos que apresenta implicações físicas e psicológicas ao indivíduo. Essa revisão integrativa de literatura investiga os estudos clínicos disponíveis sobre o uso de plantas medicinais, fitoterápicos e/ou suplementos alimentares no tratamento da alopecia. Como bases de dados foram utilizadas: Pubmed, Medline, Web of Science e SciELO. Como estratégia de busca por artigos originais, utilizou-se os descritores: [(alopecia OR baldness OR "hair loss") AND ("Medicinal Plants" OR "Pharmaceutical Plants" OR "Dietary Supplements" OR Nutraceuticals OR "Herbal Supplements") AND (Placebo OR "Effect placebo") AND (hair)]. Os critérios de inclusão utilizados foram estudos clínicos randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo, sem limitação de data ou idioma, disponibilizados na íntegra, que incluíssem como intervenção plantas medicinais, ervas medicinais e suplementos alimentares. Os critérios de exclusão foram estudos duplicados, não disponíveis na íntegra e que incluíssem como intervenção suplementos alimentares não vegetais. Verificou-se que os estudos abordaram a alopecia em ambos os sexos, sendo as intervenções aplicadas na forma de uso tópico e oral. Dentre as espécies utilizadas foram verificadas: Allium sativum, Curcuma aeruginosa, Oryza sativa L. variedade japonica, Rosmarinus officinalis, dentre outras. Ressalta-se que estudos adicionais na área ainda são necessários. Cita-se como limitação a carência na abordagem dos aspectos químico-farmacêuticos das espécies utilizadas (análises quali-quantitativas), visto que são fundamentais para o controle da qualidade dos extratos vegetais e consequentemente, para as propriedades terapêuticas reprodutíveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kellen Miranda Sá, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2000). Mestrado em Políticas Públicas e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2016). Possui especialização em Fitoterapia; Produtos Naturais de Plantas e Derivados; Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica; Administração Hospitalar. É servidora pública federal lotada na Universidade Federal do Ceará (UFC) onde atua como farmacêutica no Horto de Plantas Medicinais Prof. Francisco José de Abreu Matos/Laboratório de Produtos Naturais (LPN) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Atua nas áreas de extensão universitária, pesquisa, ensino e clínica em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) com foco em: Fitoterapia/Plantas Medicinais, Aromaterapia, Terapia Floral (Sistema Bach) e Meditação. É membro da Associação Brasileira de Farmácias Vivas (ABFV), membro do Comitê Estadual de Fitoterapia do Ceará (COMEFI), membro da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE), membro filiado da Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia (ABRAROMA), membro Filiado da Sociedade Brasileira de Práticas Integrativas, Complementares e Holossistêmicas (SBHOLOS). Atuou como farmacêutica hospitalar (Hospitais Universitários Walter Cantídio (HUWC/UFC) (2004-2007), Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC/UFC) (2007-2011) e Hospital Prontocárdio (2003-2004) bem como coordenou a Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Município de Itaitinga-CE (2005-2006).

Igor Lima Soares, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando na linha de pesquisa Biologia para a Saúde. Graduado em Farmácia (2021) pela UFC. Especialista em Fitoterapia pela Faculdade Faveni (2022). Possui Aperfeiçoamento em Saúde Pública (2021) pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP). Durante a graduação desenvolveu atividades nas áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão por meio da Liga Acadêmica de Fitoterapia (LAFITO - UFC) nas dependências do Laboratório de Produtos Naturais (LPN) e Horto de Plantas Medicinais Prof. Francisco José de Abreu Matos vinculados ao Programa Farmácias Vivas - UFC sob a orientação da Profª. Dra. Mary Anne Medeiros Bandeira. Possui ensino médio integrado ao curso técnico em Redes de Computadores pela Escola Estadual de Educação Profissional Mario Alencar (EEEP Mário Alencar).

Gabriel Sá Figueiredo, Universidade Federal do Ceará

Atualmente, aluno do 5° ano do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral, ex-membro das extensões universitárias "PROJETO RISO" e "ESPAÇO NOVO ACADÊMICO" e membro ativo das ligas acadêmicas "SOCIEDADE CIENTÍFICA DE NEUROCIÊNCIA DE SOBRAL" e "LIGA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA DE SOBRAL". Ex-aluno do Colégio Militar de Fortaleza (CMF).

Amélia Maria Ramos Freire, Programa Farmácias Vivas - Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (2003) Graduação em Pedagogia em Regime Especial - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (2002), Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2005). Possui Especialização no Ensino de Química (2007) pela Universidade Federal do Ceará, Curso Técnico em Química pela Escola Técnica Federal do Ceará. Tem experiência na área de Química, com ênfase em plantas medicinais e compostos bioativos, atuando principalmente nos seguintes temas: Programa Farmácias Vivas (fitoterapia) e extração de óleos essenciais. Atua no Programa Farmácias Vivas, no Horto Matriz do Ceará - Horto de Plantas Medicinais Prof. Francisco José de Abreu Matos da Universidade Federal do Ceará, na pesquisa, ensino e extensão. Atua em práticas integrativas e complementares (PICs) - fitoterapia, aromaterapia e reiki. É membro do Comitê Estadual de Plantas Medicinais - CE.

Marcos Venânces de Souza Leão, Universidade Federal do Ceará

Graduado em FARMÁCIA pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2001) com especialização em Bioquímica - Análises Clínicas e Toxicológicas (UFC-2008). Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFC-2015). Doutorado em andamento em Ciência e Tecnologia de Alimentos - UFC

Odilon Filgueiras Lima Neto, Comissão de PICS CRFCE

Farmacêutico formado pela Universidade Federal do Ceará. Pós Graduação em Farmacologia Clínica pela Uniateneu. Especialista em Acupuntura (2017) pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA). Habilitado em Auriculoterapia, Cranioacupuntura, Ventosaterapia, Aromaterapia e Acupuntura Estética.

 

Patrícia Georgina Garcia Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Ceará (2010), Mestrado (2012) e Doutorado (2018) em Química com área de concentração em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é técnica de laboratório/Fitoquímica no Horto de Plantas Medicinais Prof. Abreu Matos na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, suas atividades estão relacionadas principalmente às áreas de Produtos Naturais, Síntese Orgânica e Biocatálise.

Júlio César de Oliveira Peixe, Laboratório Central do Estado do Ceará LACEN/CE

Graduado em FARMÁCIA pela Universidade Federal do Ceará (1995) com habilitação em Indústria Farmacêutica (1998). Atualmente é farmacêutico do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS GERAL da Prefeitura de Maracanaú, como também atua como Farmacêutico Industrial na análise físico-químico de medicamentos no Setor de Divisão de Produtos do Laboratório Central do Estado do Ceará LACEN/CE. Desde 1998 trabalha na área de fitoterapia, com ênfase em trabalhos comunitários sobre o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos; tem experiência em manipulação magistral, principalmente nos seguintes temas: Gestão, fitoterapia, farmácia viva, produção de medicamentos fitoterápicos, controle de qualidade de plantas medicinais, fitoterápicos e controle físico-químico de medicamentos.

Érika Mourão Sá, PSF - Prefeitura Municipal de Fortaleza

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará. Cirurgiã-dentista do Programa de Saúde da Família - Prefeitura Municipal de Fortaleza. Possui formação em saúde estética com foco em harmonização facial. 

Mary Anne Medeiros Bandeira, Universidade Federal do Ceará

Doutora pela Universidade Federal do Ceará. É diretora do Horto de Plantas Medicinais Francisco José de Abreu Matos, supervisora do Núcleo de Fitoterápicos da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, coordenadora do Comitê Estadual de Fitoterapia Ceará e membro do Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Publicado

2023-08-18

Cómo citar

Sá, K. M., Soares, I. L., Figueiredo, G. S., Freire, A. M. R., Leão, M. V. de S., Lima Neto, O. F., … Bandeira, M. A. M. (2023). Uma revisão integrativa sobre o tratamento da alopecia com plantas medicinais, fitoterápicos e suplementos alimentares. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 35(1), 88–98. https://doi.org/10.14295/vittalle.v35i1.14593

Número

Sección

Revisão