HANTAVIROSE: PATOLOGIA E REGISTRO NO BRASIL

Autores

  • Klaus Sehn Korting
  • Juliana Flach
  • Gunther Honscha
  • Ana Maria Barral de Martinez

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v20i1.945

Palavras-chave:

Hantavirus, zoonoses, vírus RNA de roedores, zoonosis, rodent virus RNA

Resumo

A hantavirose é uma doença mundialmente distribuída e transmitida através da inalação de aerossóis contendo excretas de roedores silvestres contaminados pelo Hantavirus. No Brasil, o primeiro caso de hantavirose foi registrado em 1993. Desde então, diversos outros têm sido confirmados em todas as regiões do país. Embora o número de casos de hantavirose seja pequeno em relação a outras doenças zoonóticas, é importante considerar a possível subestimativa da ocorrência dessa patologia, uma vez que acomete principalmente habitantes de regiões pouco urbanizadas, com difícil acesso aos serviços de saúde. Outra razão é a falta de diagnóstico, devido à inespecificidade dos sintomas e à rápida evolução. Neste trabalho propõe-se um levantamento de dados sobre a hantavirose, sua incidência e prevalência no Brasil, com enfoque no Rio Grande do Sul, visando a prover subsídios para estudos epidemiológicos de controle e transmissão da doença.

Downloads

Biografia do Autor

Klaus Sehn Korting

Possui especialização em Agente Infecto Parasitário de Interesse Humano pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Juliana Flach

Atualmente é professora substituta na Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), disciplina de Microbiologia, possui mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

Mais informações: Currículo Lattes

Gunther Honscha

Atualmente é bioquímico da Prefeitura Municipal de Rio Grande no Laboratório Municipal de Análises Clínicas, no Programa de Atenção à Tuberculose e coordenador da Comissão de Controle de Infecção da Rede Básica de Saúde, é professor assistente das disciplinas de Bioquímica e Biofísica e Microbiologia e Imunologia e responsável técnico dos laboratórios da área de saúde da Faculdade Atântico Sul do Rio Grande e bioquímico pesquisador da A.C. Santa Casa do Rio Grande, possui mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Ana Maria Barral de Martinez

Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande, onde ministra aulas de Microbiologia e Virologia para Cursos de Graduação, Especialização e Mestrado. Orienta alunos de graduação, especialização e Mestrado, possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-08-07

Como Citar

Korting, K. S., Flach, J., Honscha, G., & Martinez, A. M. B. de. (2009). HANTAVIROSE: PATOLOGIA E REGISTRO NO BRASIL. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 20(1), 39–50. https://doi.org/10.14295/vittalle.v20i1.945

Edição

Seção

Artigos