Intoxicações agudas por medicamentos e drogas de abuso no estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 2016 a 2020

Autores

  • Pedro Henrique Olmedo de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Viviane Cristina Sebben Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Dutra Arbo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v34i1.13902

Palavras-chave:

intoxicação exógena, medicamentos, drogas de abus, tentativas de suicídio

Resumo

As intoxicações, sejam por tentativas de suicídio ou acidentes individuais, vem se tornando um grave e crescente problema de saúde pública. O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil epidemiológico das intoxicações agudas por medicamentos e drogas de abuso no estado do Rio Grande do Sul no período de 2016 a 2020. Foi realizado um estudo epidemiológico documental descritivo, retrospectivo, com abordagem quantitativa, utilizando os dados do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT-RS). O clonazepam, paracetamol e a cocaína foram os fármacos e droga de abuso que mais causaram intoxicações, com respectivamente 7.621, 4.637 e 750 casos. As mulheres apresentaram mais casos de intoxicações com medicamentos, enquanto os homens mostraram maior número de casos com drogas de abuso. No público mais jovem, observou-se uma tendência maior de intoxicação por medicamentos isentos de prescrição além dos psicofármacos. É necessário o aprimoramento de medidas relacionadas a toxicovigilância, assim como medidas preventivas da população e das equipes de saúde, visando minimizar as possibilidades de ocorrência de acidentes tóxicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Cristina Sebben, Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul

Graduada em Farmácia - Bioquímica e mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Diretora do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2022-08-10

Como Citar

de Freitas, P. H. O. ., Sebben, V. C. ., & Arbo, M. D. (2022). Intoxicações agudas por medicamentos e drogas de abuso no estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 2016 a 2020. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 34(1), 51–60. https://doi.org/10.14295/vittalle.v34i1.13902

Edição

Seção

Pesquisa