Modelo matemático para estimação do custo do tratamento do câncer por radioterapia

Autores

  • Suzi Darli Wahl
  • Gerson Feldmann
  • Tanísia de Carli Foletto

Palavras-chave:

Crescimento de tumores, Radioterapia, Custo de tratamento, Modelagem matemática

Resumo

Uma metodologia alternativa para o estudo do custo do tratamento do câncer através da radioterapia é proposta nesse trabalho. Essa metodologia tem como objetivo diminuir os efeitos indesejados causados pela radiação e obter um melhor custo-benefício, a partir de resultados obtidos da modelagem matemática. O crescimento do tumor é simulado através do modelo matemático representado por um sistema de três equações diferenciais ordinárias no qual são consideradas células normais, imunológicas e tumorais. O efeito do tratamento por radioterapia é simulado pela aplicação do modelo linear quadrático. O custo do tratamento é calculado utilizando um modelo no qual se considera a probabilidade de cura do tumor, o custo por fração de aplicação e o custo de falha do tratamento. Para comparação entre os diferentes protocolos de tratamento é usado o conceito de dose biológica efetiva. Os resultados mostram que a metodologia proposta pode descrever protocolos mais eficientes e com um menor custo do que os protocolos padrões usados atualmente. Além disso, permite avaliar o efeito de diferentes protocolos de tratamento sobre a evolução do tumor, podendo obter um tratamento menos agressivo ao paciente e que permita a cura em menor tempo e com uma menor dose total de radiação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzi Darli Wahl

Professora da escola de sistemas de informação - IMED. Trabalho com as disciplinas de fundamentos da matemática, matemática financeira, estatística e matemática para arquitetura.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Como Citar

Wahl, S. D., Feldmann, G., & Foletto, T. de C. (2010). Modelo matemático para estimação do custo do tratamento do câncer por radioterapia. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 17(1), 47–62. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/1659

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.