Obtaining L-systems Rules from Strings

Autores

  • Edmar Santos
  • Regina Célia Coelho

Palavras-chave:

L-systems, Inverse Problem, Inverse Problem of Lindenmayer.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta para solucionar o Problema Inverso de Lindenmayer nas classes de gramáticas L-systems livres de contexto e determinísticas. A abordagem desta proposta pretende mostrar uma metodologia que consegue obter uma regra L-system a partir de uma cadeia de caracteres representante do estágio de desenvolvimento de um objeto qualquer. As cadeias utilizadas nos testes são sintetizadas a partir de gramáticas conhecidas, porém são tratadas como de origem desconhecida para assegurar a imparcialidade da metodologia. A idéia aqui apresentada consiste na regressão do crescimento da cadeia analisada por um algoritmo construído com base nas relações de crescimento obtidas a partir de cadeias geradas por gramáticas determinísticas conhecidas. Nos testes realizados todas as cadeias sub-metidas no algoritmo puderam ser revertidas em uma regra L-system idêntica à regra original utilizada na síntese da cadeia. Também é interessante notar que a obtenção destas regras ocorreu praticamente em tem-po real para gramáticas testadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmar Santos

Recebeu a graduação de Licenciatura em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pelo Instituto Adventista de Ensino - IAE, Brasil, em 1998. Sua pós-graduação foi na área de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Brasil, em 2002. Em 2008, recebeu da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, Brasil, o título de Mestre em Ciência da Computação pela área de Realidade Virtual. Atualmente, é membro do corpo docente do Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Campus São Paulo. Tem atuado nas áreas de Matemática com ênfase em Educação Matemática e Informática, além das áreas de Ciências da Computação com o desenvolvimento de Softwares Educacionais e Progamação em Ambientes Visuais. Além disso, outras áreas de interesse abrangem Arquitetura de Computadores, Visão Computacional, Processamento de Imagens, Computação Gráfica e Realidade Virtual e Aumentada.

Regina Célia Coelho

Regina Célia Coelho concluiu o doutorado em Física Computacional pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) - Universidade de São Paulo (USP) em 1998. Foi professora adjunta durante 3 anos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e por 5 anos da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Publicou 4 artigos em periódicos especializados, sendo todos Qualis A. Possui um artigo aceito para publicação também Qualis A, um resumo em periódico Qualis A e 16 trabalhos em anais de eventos. Possui 3 capítulos de livros publicados, sendo um deles internacional. Orientou 3 dissertações de mestrado, além de ter orientado 4 trabalhos de iniciação científica e 2 trabalhos de conclusão de curso na área de Ciência da Computação. Participous de várias bancas de qualificação e defesa de mestrado e uma banca de defesa de doutorado. Entre 2000 e 2002 participou de 4 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 3 destes. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Visão Computacional, Computação Gráfica, Realidade Virtual e Processamento de Imagens.

Downloads

Publicado

2012-04-25

Como Citar

Santos, E., & Coelho, R. C. (2012). Obtaining L-systems Rules from Strings. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 20(2), 58–72. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/1345

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.