ATUAÇÃO DE INFLUENCIADORES DIGITAIS: RELAÇÃO ENTRE CREDIBILIDADE E INTENÇÃO DE COMPRA DOS NOVOS CONSUMIDORES

Autores

  • Caroline Soares Gonçalves FURG
  • Larissa Martinatto da Costa FURG
  • Cláudia Rodrigues Maia Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v23n2-8229

Palavras-chave:

influenciadores, credibilidade, intenção de compra, produto baixo envolvimento, produto alto envolvimento.

Resumo

Resumo: As marcas buscam influenciadores para agregar valor, visto que nesse mundo de marketing pós-moderno necessitam ganhar confiança de seus consumidores e clientes através de “rostos” conhecidos e que passam a sensação de familiaridade. Este artigo teve como objetivo verificar a credibilidade da atuação de influenciadores digitais nas mídias sociais sobre intenção de compra dos consumidores e se essa influência é alterada quando o produto é de baixo envolvimento ou alto envolvimento. Para isso, foi realizado amplo levantamento bibliográfico e elaborado um modelo conceitual. Além disso, foi realizada uma pesquisa experimental composta de quatro cenários por meio de questionário online com 120 participantes. A análise dos resultados rejeita a hipótese de que quanto maior a credibilidade do influenciador digital, maior a influência do endosso na intenção de compra de um produto com alto ou baixo envolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Soares Gonçalves, FURG

Bacharel em Direito e Administração, Mestranda do Programa de Pós graduação em Administração- FURG.

Larissa Martinatto da Costa, FURG

Mestra em Administração, na área de Organizações, Mercado e Trabalho, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande (2019). Possui MBA Executivo em Gestão Pública na área de Ciências Sociais Aplicadas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2016). Administradora pela Universidade Federal do Rio Grande (2014). Graduada em Marketing pela Universidade Paulista (2012). Possui experiência de pesquisa nas áreas de organização social, estratégia, marketing e produção. Possui experiência profissional em gestão de organizações sociais.

Cláudia Rodrigues Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Administração, na área de Marketing da Universidade Federal do Rio Grande - PPGA UFRGS. Mestra em Administração, na área de Tecnologias Gerenciais, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA FURG (2019). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2016). Possui experiência de pesquisa na área de Tecnologia da Informação, TI verde, Comércio Social, Comércio Móvel e Turismo Online. Experiência profissional na área Administrativa, Comercial e Telecomunicações.

Downloads

Publicado

2019-08-06

Como Citar

Gonçalves, C. S., Costa, L. M. da, & Maia, C. R. (2019). ATUAÇÃO DE INFLUENCIADORES DIGITAIS: RELAÇÃO ENTRE CREDIBILIDADE E INTENÇÃO DE COMPRA DOS NOVOS CONSUMIDORES. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 23(2), 21–31. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v23n2-8229