Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira

Autores

  • Christine da Silva Schröeder Professora da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC e da Faculdade Meridional – IMED.
  • Luis Roque Klering Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Educação a distância. Estratégia. Plataforma. Mudança organizacional.

Resumo

O presente ensaio teórico-empírico tem por objetivo apresentar o caso de uma Escola de Administração que mantém cursos na modalidade de educação a distância (EAD) em uma grande universidade pública brasileira, relatando sua experiência, mais precisamente entre os anos de 2003 e 2009. As atividades de EAD na instituição fora desenvolvidas por um Núcleo de Aprendizagem Virtual (ou NAVI) que, por sua vez, desenvolveu uma plataforma de aprendizagem para cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Nesse contexto, o ensino (ou educação) a distância é analisado enquanto estratégia educacional e, sobretudo, organizacional, sob diferentes perspectivas: a estratégica estrutural, a humana, a tecnológica, a cultural e a política, trazendo à instituição novos desafios e possibilidades, em especial no que concerne à focalização externa e de estruturação interna, aprofundando, assim, a criação e a avaliação de estratégias de uma modalidade emergente de aprendizagem: a educação a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christine da Silva Schröeder, Professora da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC e da Faculdade Meridional – IMED.

Professora da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC e da Faculdade Meridional – IMED, graduada em Administração pela Universidade de Passo Fundo, mestre em Administração - Recursos Humanos e doutora em Administração - Organizações pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luis Roque Klering, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Luis Roque Klering possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), especialização em Gerência e Engenharia de Software pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994) e pós-doutorado no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrante do conselho editorial (RAP, Informática na Educação) e revisor de periódicos nacionais da área de Administração e Educação a Distância (RAP, RAE, RAC. BAR, Read, Humanas e Sociais, Desenvolvimento em Questão). Coordena os núcleos de pesquisa NAVI/UFRGS e NUTEP/UFRGS; integra os núcleos de pesquisa CEGOV/UFRGS e NEOGAP/UFSC. Integra conselhos de especialistas na área do Patrimônio Histórico e Artístico (CAAS-Porto Alegre) e da Educação (INEP/MEC). Seus interesses principais de pesquisa são, entre outros: estratégias de desenvolvimento municipal; governança eletrônica; novas estratégias, processos e recursos de aprendizagem; educação a distância; tecnologias de informação e comunicação.

Downloads

Publicado

2013-09-27

Como Citar

Schröeder, C. da S., & Klering, L. R. (2013). Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 16(1), 43–52. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3925

Edição

Seção

Artigos