EXPLORANDO A RELAÇÃO ENTRE BEM-ESTAR FINANCEIRO, AUTOCONTROLE E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Autores

  • Crisiane Teixeira da Silva Universidade Federal de Santa Catarina: Florianopolis, Santa Catarina, BR
  • Alexandre Corrêa dos Santos Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Tarcisio Pedro da Silva Universidade Regional de Blumenau: Blumenau, Santa Catarina, BR

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v28n1-15641

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre o bem-estar financeiro e autocontrole no comportamento do consumidor, moderado por traços de personalidade e educação financeira. Para isso, utiliza a abordagem metodológica quantitativa, descritiva e exploratória e quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado aplicado a indivíduos de universidades públicas das regiões sul e norte do Brasil. As regressões para análise dos dados foram executadas no software SPSS, versão 23. Os resultados indicam que o bem-estar financeiro não influencia o autocontrole no comportamento do consumidor, quando medido como uma variável independente presente nas pessoas, no entanto, quando moderado pelas variáveis ​​educação financeira e traços de personalidade, adquire uma condição de influência positiva. A relação entre as variáveis subjetivas, de origem cognitiva e comportamental, pode ajudar a minimizar o efeito de problemas econômicos atuais, quer no nível individual ou coletivo. Um desses problemas, de acordo com Campbell (2018), é a questão do consumismo, na qual as teorias econômicas tradicionais não têm sido eficazes para explicar a origem e a direção dos inúmeros novos desejos dos consumidores, pois estão focadas nas ideias de instinto e a intenção de superar os pares.

Palavras-chave: Bem-estar financeiro; autocontrole e comportamento do consumidor; educação financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crisiane Teixeira da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina: Florianopolis, Santa Catarina, BR

Doutoranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Contabilidade pela Universidade Regional de Blumenau.

Alexandre Corrêa dos Santos, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

 Doutor contabilidade e administração (Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis)

Tarcisio Pedro da Silva, Universidade Regional de Blumenau: Blumenau, Santa Catarina, BR

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/FURB)

 

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

Da Silva, C. T., dos Santos, A. C., & da Silva, T. P. (2024). EXPLORANDO A RELAÇÃO ENTRE BEM-ESTAR FINANCEIRO, AUTOCONTROLE E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 28(1), 73–86. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v28n1-15641

Edição

Seção

Artigos