PERCEPÇÃO DOS EMPRESÁRIOS SOBRE O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE CONSULTIVA

Autores

  • Vinícius Renan Petik Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
  • Mara Vogt UNOCHAPECÓ
  • Herivélton Antônio Schuster Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
  • Daniela Di Domenico Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v28n1-15569

Resumo

A contabilidade por si só possui um papel relevante em todas as empresas, independente do setor e porte de atuação. Dentre as áreas de atuação do contador tem-se a consultoria, a qual visa auxiliar os gestores na tomada de decisão, por meio da análise mais acurada e estratégica das informações. O estudo visa analisar a percepção dos empresários sobre o papel e a importância da contabilidade consultiva. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, por meio de levantamento de dados (survey) e quantitativa. O instrumento adotado para a pesquisa foi organizado por meio de um questionário eletrônico enviado para empresários de micro e pequenas empresas. Os resultados desta pesquisa nos mostram que boa parte dos gestores sabe o que é contabilidade consultiva, ou já ouviram falar no termo, a maioria dos respondentes declarou melhora no desempenho da empresa, após o uso da consultoria e durante a pandemia. Ademais, a aceitação dos gestores pelos serviços de consultoria foi positiva, demonstrando interesse em contratar esse tipo de serviço, buscando melhorias para a sua empresa. Entretanto, foi notório que em alguns casos, há a falta de comunicação entre contadores e gestores e a ausência do recebimento desses serviços, assim nos mostra o quanto a relação entre contadores e clientes ainda é limitada gerando insuficiência e deficiência na informação ofertada e recebida entre as partes e o quanto ainda precisa evoluir. O estudo contribui, especialmente por evidenciar a relevância da contabilidade consultiva para os gestores e a necessidade que se tem por esse trabalho para a alavancagem das empresas.

Palavras-chave: Contabilidade Consultiva; Contabilidade; Consultor; Micro e Pequenas empresas, Pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Renan Petik, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Mara Vogt, UNOCHAPECÓ

Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Docente da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Herivélton Antônio Schuster, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professor da graduação em Ciências Contábeis na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Daniela Di Domenico, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professora e coordenadora da graduação em Ciências Contábeis na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

Petik, V. R. ., Vogt, M., Schuster, H. A. ., & Di Domenico, D. (2024). PERCEPÇÃO DOS EMPRESÁRIOS SOBRE O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE CONSULTIVA. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 28(1), 59–71. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v28n1-15569

Edição

Seção

Artigos