COMPORTAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: UMA ANÁLISE DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Authors

  • Walter Araujo de Lima Filho Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-4972-1373
  • Camila Tavares Correia da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Natallya de Almeida Levino Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n2-9411

Keywords:

Educação Financeira, Propensão ao risco, Gestão financeira, Tomada de decisão, Finanças pessoais.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento financeiro dos docentes de diversas áreas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio da análise de suas preferências e tomada de decisões. Sendo assim, descreve, a partir da percepção dos docentes, características alusivas ao comportamento financeiro destes. Um questionário semiestruturado contendo 28 questões foi aplicado junto aos docentes da UFAL. Utilizou-se a estatística descritiva para análise dos dados, e foi aplicado o teste-t para análise de hipóteses entre duas variáveis investigadas. A diferença entre as médias de docentes com alto conhecimento e baixo não foram significantes, permitindo a inferência de que o nível de conhecimento não interfere no nível de poupança dos investigados. Dos docentes, 25% apresentaram risco ao endividamento, 55% possuem investimentos há mais de 5 anos. Verificou- se que os docentes possuem boas práticas na tomada de decisão, porém, visando ao controle de finanças, há índices de educação financeira que demandam melhorias.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-06-12

How to Cite

Lima Filho, W. A. de, Silva, C. T. C. da, & Levino, N. de A. (2020). COMPORTAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: UMA ANÁLISE DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 24(2), 23–36. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n2-9411