DESIGUALDADE DE RENDA E EMPREENDEDORISMO: UMA ANÁLISE ESPACIAL PARA AS AMÉRICAS

Autores

  • Rodrigo Nobre Fernandez Universidade Federal de Pelotas
  • Gabrielito Rauter Menezes UFPEL
  • Valesca Bueno UFPEL
  • Mario Duarte Canever UFPEL
  • Daniel de Abreu Pereira Uhr UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v28n1-15458

Resumo

O empreendedorismo pode ser considerado uma via promissora para o progresso socioeconômico, especialmente para pessoas de origem socioeconômica desfavorecida. A relação entre empreendedorismo e desigualdade de renda é complexa, e pode haver uma relação positiva em certos estágios de aumento da desigualdade de renda, que pode impulsionar a criação de novos negócios. Com esse contexto, este trabalho se propõe a estimar a relação entre desigualdade de renda e empreendedorismo, medido por sete indicadores distintos, para os países do continente americano. Para realizar essa análise, foi construída uma base de dados com 14 países entre 2004 e 2018, utilizando-se modelos de dados de painel espacial. Os resultados sugerem uma relação positiva entre a taxa total de empreendedorismo por oportunidade versus por necessidade e o tempo necessário para abrir um novo negócio. As estimativas indicam que em economias mais desiguais, os indivíduos enfrentam mais barreiras para empreender, mas ainda enxergam o empreendedorismo como uma possibilidade de prosperar economicamente.

 Palavras-chave: Desigualdade de renda. Empreendedorismo. Painel espacial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Nobre Fernandez, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Economia pela UFRGS. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pelotas.

Gabrielito Rauter Menezes, UFPEL

Doutor em Economia pela UFRGS. Professor do Departamento de Ciências Socias Agrárias da Universidade Federal de Pelotas.

Valesca Bueno, UFPEL

Mestra em Economia pela UFPEL. Consultora Empresarial.

Mario Duarte Canever, UFPEL

PhD em Administração pela Wageningen University. Professor do Departamento de Ciências Socias Agrárias da Universidade Federal de Pelotas.

Daniel de Abreu Pereira Uhr, UFPEL

Doutor em Economia pela UnB. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

Fernandez, R. N., Rauter Menezes, G., Bueno, V., Duarte Canever, M., & de Abreu Pereira Uhr, D. (2024). DESIGUALDADE DE RENDA E EMPREENDEDORISMO: UMA ANÁLISE ESPACIAL PARA AS AMÉRICAS. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 28(1), 21–35. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v28n1-15458

Edição

Seção

Artigos