COMPORTAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: UMA ANÁLISE DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Walter Araujo de Lima Filho, Camila Tavares Correia da Silva, Natallya de Almeida Levino

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento financeiro dos docentes de diversas áreas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio da análise de suas preferências e tomada de decisões. Sendo assim, descreve, a partir da percepção dos docentes, características alusivas ao comportamento financeiro destes. Um questionário semiestruturado contendo 28 questões foi aplicado junto aos docentes da UFAL. Utilizou-se a estatística descritiva para análise dos dados, e foi aplicado o teste-t para análise de hipóteses entre duas variáveis investigadas. A diferença entre as médias de docentes com alto conhecimento e baixo não foram significantes, permitindo a inferência de que o nível de conhecimento não interfere no nível de poupança dos investigados. Dos docentes, 25% apresentaram risco ao endividamento, 55% possuem investimentos há mais de 5 anos. Verificou- se que os docentes possuem boas práticas na tomada de decisão, porém, visando ao controle de finanças, há índices de educação financeira que demandam melhorias.

Palavras-chave


Educação Financeira; Propensão ao risco; Gestão financeira; Tomada de decisão; Finanças pessoais.

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DOI: https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n2-9411

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SINERGIA, ISSN eletrônico: 2236-7608 / ISSN impresso: 0102-7360, Rio Grande, Brasil

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