COMPORTAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: UMA ANÁLISE DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n2-9411Palavras-chave:
Educação Financeira, Propensão ao risco, Gestão financeira, Tomada de decisão, Finanças pessoais.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento financeiro dos docentes de diversas áreas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio da análise de suas preferências e tomada de decisões. Sendo assim, descreve, a partir da percepção dos docentes, características alusivas ao comportamento financeiro destes. Um questionário semiestruturado contendo 28 questões foi aplicado junto aos docentes da UFAL. Utilizou-se a estatística descritiva para análise dos dados, e foi aplicado o teste-t para análise de hipóteses entre duas variáveis investigadas. A diferença entre as médias de docentes com alto conhecimento e baixo não foram significantes, permitindo a inferência de que o nível de conhecimento não interfere no nível de poupança dos investigados. Dos docentes, 25% apresentaram risco ao endividamento, 55% possuem investimentos há mais de 5 anos. Verificou- se que os docentes possuem boas práticas na tomada de decisão, porém, visando ao controle de finanças, há índices de educação financeira que demandam melhorias.Downloads
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Publicado
2020-06-12
Como Citar
Lima Filho, W. A. de, Silva, C. T. C. da, & Levino, N. de A. (2020). COMPORTAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: UMA ANÁLISE DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 24(2), 23–36. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n2-9411
Edição
Seção
Artigos