REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A FORMAÇÃO DO MESTRANDO EM ADMINISTRAÇÃO: PERCEPÇÕES A PARTIR DO PONTO DE VISTA DOS DISCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n1-11533

Palavras-chave:

Formação do mestrando. Abordagem crítica. Pedagogia crítica.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em um Programa de Mestrado Acadêmico em Administração. O objetivo foi compreender como é percebida a abordagem crítica na formação do mestrando em Administração. A pedagogia crítica questiona as ideologias gerencialistas, a partir do uso de uma filosofia crítica, incentivando os estudantes a construírem uma reinterpretação crítica da gestão e da Teoria Organizacional. Procurou-se identificar o entendimento e as opiniões dos discentes. Por isso, foram realizadas entrevistas individuais com sete alunos, abrangendo desde a primeira até a terceira turma do Programa. Os resultados estão apresentados em duas categorias de análise: (a) O método de ensino no Mestrado Acadêmico em Administração, considerando as suas percepções quanto aos recursos utilizados para a exposição de posicionamentos; (b) O conteúdo crítico no Mestrado Acadêmico em Administração, incluindo a inserção ao conteúdo crítico e as percepções quanto à abordagem no Mestrado. Os resultados permitem concluir que há ainda muitas dúvidas quanto a este tipo de abordagem no curso, porém, ao mesmo tempo, percebe-se que os mestrandos acreditam ser uma possibilidade para superar os métodos e conteúdo tradicionais da Administração, evidenciando que pode ser uma contribuição do mestrado ao enfoque crítico, reflexivo e dialético na vida dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Sodré da Silva Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo. Mestra e Bacharela em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Gabriela Izabel Alvarenga, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Articuladora acadêmica do curso de segurança pública UFF/Cederj.

Leonardo Vasconcelos Cavalier Darbilly, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Administração e Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV).

Downloads

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Santos, L. S. da S., Alvarenga, G. I., & Darbilly, L. V. C. (2020). REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A FORMAÇÃO DO MESTRANDO EM ADMINISTRAÇÃO: PERCEPÇÕES A PARTIR DO PONTO DE VISTA DOS DISCENTES. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 25(1), 89–101. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n1-11533