ANÁLISE ECONOMÉTRICA DA INFLUÊNCIA DA TAXA DE CÂMBIO E DA RENDA EXTERNA SOBRE AS EXPORTAÇÕES DOS PRODUTOS BÁSICOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (2001-2018)

Autores

  • Letícia Favaretto Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Juliana Favaretto Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Elisangela Gelatti Esalq-USP
  • Daniel Arruda Coronel Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Clailton Ataídes de Freitas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Leonardo Sangoi Copetti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n1-11414

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de mensurar a influência da taxa de câmbio e da renda externa sobre as exportações de produtos básicos do Estado do Rio Grande do Sul (RS) para o período de janeiro de 2001 a outubro de 2018. Os dados foram coletados no site IPEADATA e no site Internacional Financial Statistics do Fundo Monetário Internacional (FMI/IFS). Para tanto, utilizou-se o Modelo Vetorial de Correção de Erros (VECM). Os resultados indicaram que a elasticidade da renda externa é muito superior à elasticidade da taxa de câmbio, inferindo-se que as exportações gaúchas de produtos básicos respondem melhor a uma variação na renda externa do que à da taxa de câmbio. Assim, o crescimento da renda mundial e, consequentemente, o aumento da demanda fazem com que as exportações não sejam tão dependentes da taxa de câmbio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Favaretto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Discente do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Universidade federal de Santa Maria e Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq.

Juliana Favaretto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Discente do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria e Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq.

Elisangela Gelatti, Esalq-USP

Doutoranda em Economia pela Esalq-USP, Mestra em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria.

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela UFSM; bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria.

Clailton Ataídes de Freitas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Docente do Curso de Graduação em Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação de Economia e Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria.

Leonardo Sangoi Copetti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Favaretto, L., Favaretto, J., Gelatti, E., Coronel, D. A., Freitas, C. A. de, & Copetti, L. S. (2020). ANÁLISE ECONOMÉTRICA DA INFLUÊNCIA DA TAXA DE CÂMBIO E DA RENDA EXTERNA SOBRE AS EXPORTAÇÕES DOS PRODUTOS BÁSICOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (2001-2018). SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 25(1), 49–61. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n1-11414