Redes sociais e comportamento político violento: uma síntese das ameaças aos direitos humanos no Brasil

Autores

  • Jonas Modesto Abreu Universidade Federal de Goiás, UFG. Goiânia/GO, Brasil
  • Danielle Pereira Melo Universidade Federal de Goiás, UFG. Goiânia/GO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v27i2.7103

Palavras-chave:

Redes sociais, Comportamento político, Violência

Resumo

Estamos expostos com muita frequência aos fatores geradores da violência. A violência faz parte do nosso cotidiano. O comportamento político violento, difundido através das redes sociais, é um enfoque que insere a violência no contexto do ciberativismo, termo utilizado para descrever as ações de mobilização política, cultural e socioambiental, que se destacam pela extraordinária velocidade de organizar multidões através das novas mídias. Com base neste enfoque, este artigo procura demonstrar que o comportamento político violento, presente nas redes sociais do Brasil após os protestos públicos de 2013, ajudaram a promover a ascensão política de parlamentares conservadores que, depois de eleitos ou consagrados nas urnas em 2014, passaram a atuar em favor da aprovação de projetos que afrontam quaisquer tipos de igualdade para as minorias sociais e enaltecem o “ódio cabal aos direitos humanos”. São iniciativas parlamentares amplamente nocivas aos direitos humanos e à cultura política democrática derivada da Constituição de 1988.

Downloads

Biografia do Autor

Jonas Modesto Abreu, Universidade Federal de Goiás, UFG. Goiânia/GO, Brasil

Pesquisador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Professor de Ciência Política da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Danielle Pereira Melo, Universidade Federal de Goiás, UFG. Goiânia/GO, Brasil

Pesquisadora do Núcleo de Estudos Políticos e Eleitorais (LEPE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Downloads

Publicado

01-12-2017

Como Citar

Abreu, J. M., & Melo, D. P. (2017). Redes sociais e comportamento político violento: uma síntese das ameaças aos direitos humanos no Brasil. JURIS - Revista Da Faculdade De Direito, 27(2), 139–154. https://doi.org/10.14295/juris.v27i2.7103

Edição

Seção

Artigos