A análise habermasiana dos conflitos sociais: novos potenciais de protesto e apaziguamento da luta de classes?

Autores

  • Sandro Assencio Fundação Santo André, FSA. Santo André/SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v22i26.6277

Palavras-chave:

Habermas, conflitos sociais, luta de classes

Resumo

No presente artigo procuramos analisar a validade das assertivas habermasianas no que diz respeito à passagem da chamada “velha política”, ainda presa às questões econômicas e sociais, ancorada nas reivindicações dos trabalhadores e dos empresários para a “nova política”, defensora dos interesses da “nova classe média”, das “gerações mais jovens” e dos “grupos de formação escolar qualificada” e que se define por três tipos de potenciais de protesto, elencados na Teoria do agir comunicativo: “potenciais de emancipação, de oposição e de fuga”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Assencio, Fundação Santo André, FSA. Santo André/SP, Brasil

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor do departamento de pós-graduação em Ciências Sociais e do curso de Geografia da Fundação Santo André (FSA)

Downloads

Publicado

25-10-2016

Como Citar

Assencio, S. (2016). A análise habermasiana dos conflitos sociais: novos potenciais de protesto e apaziguamento da luta de classes?. JURIS - Revista Da Faculdade De Direito, 22(26), 135–152. https://doi.org/10.14295/juris.v22i26.6277

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.