Entrevista com o brasilianista Stéphane Monclaire: entre o direito e a política

Autores

  • Anderson Lobato Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Carlos Simonett Unirondon
  • Liliane Rocha Campolin Université Paris

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v18i0.5085

Resumo

Este texto é a fusão da transcrição revisada de duas longas entrevistas dadas em agosto de 2010 ao professor Anderson Lobato e a pesquisadores mato-grossenses, pelo brasilianista Stéphane Monclaire, 53 anos, professor de ciência política na Universidade Paris 1 (Sorbonne,) membro do CREDA (Centre de Recherches et de Documentation sur les Amériques), estudioso do Brasil desde 1987. A maior parte dos seus trabalhos tratam da Assembléia Nacional Constituinte e das competições eleitorais. Assim ele já publicou vários livros e artigos sobre a redação da constituição de 1988 e sobre as eleições brasileiras. Estas entrevistas visavam a circunscrever melhor a noção de brasilianismo, a conhecer as condições de trabalho dos brasilianistas franceses, assim como a trajetória intelectual e o pensamento deste especialista das relações entre direito e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Lobato, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Direito Público pela Universidade de Toulouse, França. Professor na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Carlos Simonett, Unirondon

Advocat (OAB-MT), formado pela Unirondon

Liliane Rocha Campolin, Université Paris

Doctorante en droit public à l’Université Paris 3 (Nouvelle Sorbonne).

Downloads

Publicado

08-05-2015

Como Citar

Lobato, A., Simonett, C., & Campolin, L. R. (2015). Entrevista com o brasilianista Stéphane Monclaire: entre o direito e a política. JURIS - Revista Da Faculdade De Direito, 18, 111–154. https://doi.org/10.14295/juris.v18i0.5085

Edição

Seção

Artigos