Sociedade da informação e as redes sociais

Autores

  • Maria Cristina Cereser Pezzella Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC
  • Ricardo Antônio Lucas Camargo Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v14i0.3208

Palavras-chave:

Sociedade da informação. Direito à privacidade, Direito à informação, Concorrência

Resumo

O ser humano ao longo do tempo cria os mais diversos bens e serviços com vistas a melhorar seu convívio social. Esses novos meios de comunicação causam mudanças dos estilos de vida e produzem efeitos ao ambiente circundante. As inovações tecnológicas parecem desprender-se do criador. Vive-se na chamada Sociedade da Informação. As consequências são visíveis, como a comunicação à distância em tempo real, o surgimento de um novo setor denominado quaternário, cujo bem mais importante é a informação. Centrado nessa questão se verifica que assegurar o direito à informação é o desafio nas perspectivas lúdicas e de capacitação e formação de cidadãos plenos. Há várias redes sociais, mas o objeto de investigação deste artigo vai se limitar a conferir os contornos da sua aplicabilidade não só na perspectiva lúdica, mas também como formadora de opinião, e, mais do que isso, como veiculadora de informação e meio de divulgação de idéias sobre os mais variados temas, além de enfrentar as questões atinente ao banco de dados e ao perfil virtual. O artigo retrata: a Sociedade da Informação e suas características inovadoras; o desaparecimento da nitidez das fronteiras entre as comunicações particulares e as comunicações de massa diante das redes sociais; as Repercussões no Direito de Personalidade e a Concorrência vista com outros meios de comunicação de massa e de divulgação de idéias.

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Publicado

21-12-2012

Como Citar

Pezzella, M. C. C., & Camargo, R. A. L. (2012). Sociedade da informação e as redes sociais. JURIS - Revista Da Faculdade De Direito, 14, 81–103. https://doi.org/10.14295/juris.v14i0.3208

Edição

Seção

Artigos