A segurança pública em cidades inteligentes

inovações tecnológicas alinhadas ao ODS 16 da Agenda 2030 em Santa Catarina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/juris.v35i2.18717

Palabras clave:

segurança pública, cidades inteligentes, inovaç˜ões sustentáveis, Agenda 2030, Santa Catarina

Resumen

O avanço da tecnologia tem transformado o espaço urbano e o modo de vida nas cidades. As cidades inteligentes surgem como um novo paradigma, utilizando inovações tecnológicas para promover qualidade de vida, sustentabilidade e segurança pública. Este estudo investiga como as políticas públicas de segurança em Santa Catarina, apoiadas por tecnologias digitais, contribuem para a prevenção e o combate à violência, alinhando-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo geral é analisar como as políticas públicas de segurança, apoiadas por tecnologias inovadoras, contribuem para a prevenção e o combate à violência em Santa Catarina, em atendimento ao ODS 16. Como objetivos específicos, tem-se a busca por referencial teórico sobre a inovação das cidades e sua relação com a segurança pública; o mapeamento da prevenção e combate à criminalidade em Santa Catarina, com base em tecnologias inteligentes e sustentáveis; e a análise de como as políticas públicas catarinenses na área de segurança pública estão alinhadas às metas do ODS 16 da Agenda 2030. A pesquisa, baseada em análise bibliográfica e documental, revela que, em 2023, as tecnologias implementadas reduziram significativamente os índices de criminalidade, com 146 dos 295 municípios sem homicídios e Florianópolis apresentando uma queda de 41,5% nos casos. A integração de tecnologias inteligentes e sustentáveis se destaca como um pilar fundamental na construção de cidades mais seguras e resilientes, sublinhando a importância das políticas públicas inovadoras em contextos urbanos contemporâneos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Raí Guaragni, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Mestre em Direito pelo Programa de Pós Graduação stricto sensu em Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2022-2024).Pós Graduado em Direito Administrativo (2023).Graduado em Direito pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (2018). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público e Direito Penal. Advogado.

Andréa de Almeida Leite Marocco, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutora e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC). Graduada em Direito (2005) e em Letras Português/Inglês (2002), pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Especialista em Direito Público (2009) e em Metodologia do Ensino de Línguas (Inglesa, Portuguesa e Espanhola). Especialista em Docência no Ensino Superior; Professora Titular da graduação e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Advogada.

Publicado

2026-02-01

Cómo citar

Guaragni, R. R., & Marocco, A. de A. L. (2026). A segurança pública em cidades inteligentes: inovações tecnológicas alinhadas ao ODS 16 da Agenda 2030 em Santa Catarina. JURIS - Revista De La Facultad De Derecho, 35(2). https://doi.org/10.63595/juris.v35i2.18717

Número

Sección

Delincuencia, cultura y derechos humanos