A construção do discurso midiático sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023

uma análise criminológica da cobertura jornalística na plataforma Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/juris.v35i1.18348

Palavras-chave:

Criminologia crítica, Atos Antidemocráticos, Cobertura Jornalística, Discurso Midiático

Resumo

O presente estudo tem como tema os retratos jornalísticos dos atos antidemocráticos a partir de um olhar criminológico crítico, mais precisamente na reprodução discursiva on-line na plataforma Instagram por jornais de grande circulação. Com base nisso, estipula-se como problema de pesquisa: a partir do olhar criminológico crítico, quais discursos midiáticos estão presentes nas coberturas jornalísticas on-line dos atos antidemocráticos? Objetiva-se assim analisar os discursos produzidos pela cobertura jornalística sobre os atos antidemocráticos ocorridos no dia 08 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes. Utilizou-se como critérios de seleção, a partir da plataforma Instagram, os dois jornais mais seguidos do país, tendo a delimitação temporal de 30 dias para coleta das reportagens e a apreciação somente das notícias diretamente relacionadas sobre os ataques. A metodologia empregada será indutiva, juntamente a análise de discurso crítica (ADC), combinado com o método de procedimento monográfico e a técnica de pesquisa da documentação indireta, tendo em vista que se utilizam bases bibliográficas, cobertura midiática, e dados secundários a respeito do tema em questão. Concluiu-se que a mudança de discurso ocorreu somente no jornal O Globo, tendo sido mantido o mesmo padrão no jornal Folha de São Paulo. Desta forma, o discurso midiático centrou-se na categorização negativa dos indivíduos e suas ações, com ênfase em delimitações terminológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe da Veiga Dias, ATITUS Educação - Passo Fundo

Pós-doutor em Ciências Criminais pela PUC/RS. Doutor em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) com período de Doutorado Sanduíche na Universidad de Sevilla (Espanha). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Atitus Educação – Mestrado e Doutorado. Professor do curso de Direito da Atitus Educação – Passo Fundo – RS. Brasil. Coordenador do Grupo de Pesquisa “Criminologia, Violência e Controle”.

Driane Fiorentin de Morais, Atitus Educação - Passo Fundo - RS

Mestre em Direito pela Atitus Educação. Graduada em Direito pela Faculdade Meridional (IMED). Integrante do Grupo de Pesquisa "Criminologia, Violência e Controle" (PPGD - Atitus Educação). Advogada.

Downloads

Publicado

11-08-2025

Como Citar

Dias, F. da V., & Morais, D. F. de. (2025). A construção do discurso midiático sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023: uma análise criminológica da cobertura jornalística na plataforma Instagram. JURIS - Revista Da Faculdade De Direito, 35(1), 196–216. https://doi.org/10.63595/juris.v35i1.18348

Edição

Seção

Cidadania, Educação e Sustentabilidade