A inclusão da pessoa com deficiência no sistema nacional de pós-graduação a partir da pedagogia do acolhimento

um diálogo entre Emmanuel Lévinas e Paulo Freire

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/juris.v35i2.17955

Resumen

A inserção e permanência da pessoa com deficiência (PcD) no sistema nacional de pós-graduação (SNPG) não pode ocorrer por meio de sua mera tolerância nas vagas institucionais. Tal perspectiva viola tanto o conceito de alteridade de Emmanuel Lévinas como a vocação ontológica de Paulo Freire. Nestes termos, a pergunta que orienta este estudo é: sob quais condições é possível aproximar as perspectivas teóricas e práticas de Emmanuel Lévinas e Paulo Freire, com ênfase na temática da inclusão e permanência das PcD no SNPG? A hipótese inicial é positiva, na medida em que a discussão perpassa por uma crítica à epistemologia educacional, pautada no processo histórico singular de cada um e na ética da alteridade. O objetivo geral da pesquisa é analisar sob quais condições é possível aproximar as perspectivas teóricas e práticas dos pensadores lituano e brasileiro, à luz da temática da inclusão e permanência das PcD no SNPG. Os objetivos específicos, que correspondem às seções de desenvolvimento do texto, são: a) construir um panorama geral da teoria de Emmanuel Lévinas sob o viés educacional; b) elaborar um panorama geral da proposta pedagógica de Paulo Freire; e c) analisar os limites e possibilidades de intersecção das perspectivas dos pensadores sobre a temática da inclusão e permanência das PcD no SNPG, a partir da proposta de uma pedagogia do acolhimento. A metodologia utilizada é a metafenomenologia levinasiana, centrada no conceito de alteridade. Ao final, verifica-se a necessidade de se repensar o sistema educacional adotado no âmbito do SNPG, especialmente a partir da acessibilidade atitudinal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Direito pela UNISINOS com estágio pós-doutoral pela USP. Bolsista de Produtividade CNPq. Coordenador do PPG Direito da UNIJUÍ. 

Walter Lucas Ikeda, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutor em Direito pela UNICESUMAR. Pós-Doutorando em Direito pela UNIJUÍ, no âmbito do PDPG-CAPES "Alteridade na Pós-Graduação" (Edital nº 37), Projeto de Pesquisa “Pessoas com deficiência no ensino de pós-graduação stricto sensu no Brasil: a ética da alteridade na construção de políticas públicas de inclusão”. 

Publicado

2026-02-01

Cómo citar

Wermuth, M. Ângelo D., & Ikeda, W. L. (2026). A inclusão da pessoa com deficiência no sistema nacional de pós-graduação a partir da pedagogia do acolhimento: um diálogo entre Emmanuel Lévinas e Paulo Freire. JURIS - Revista De La Facultad De Derecho, 35(2). https://doi.org/10.63595/juris.v35i2.17955

Número

Sección

Delincuencia, cultura y derechos humanos