Migrantes haitianos

a inserção no mercado de trabalho formal na região do Vale do Taquari – RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/juris.v35i1.17500

Palavras-chave:

Mão de obra, Migração haitiana, População migrante, Trabalho formal

Resumo

A migração haitiana é motivada por diferentes razões, entre elas laborais, e a partir de 2010 o Brasil tornou-se o país de novas possibilidades e afirmou-se, desde então, como destino desses migrantes. O primeiro fluxo de haitianos que chegou ao Vale do Taquari no ano de 2012 apresentou como característica uma mobilidade de trabalhadores. O objetivo do trabalho foi analisar a inserção no mercado de trabalho formal dos haitianos nas cidades de Lajeado, Estrela e Encantado, no Rio Grande do Sul, identificando a quantidade de vínculos empregatícios segundo, respectivamente, setor econômico; faixa etária; tempo médio de emprego e remuneração média dos haitianos. Este estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental, que esteve aliada a uma pesquisa etnográfica desenvolvida nas cidades de Lajeado, Estrela e Encantado entre os anos de 2017 a 2020, impulsionada pela presença de haitianos nesta região do Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcele Scapin, Setrem

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Mestra em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Graduada em Direito pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. Advogada. Professora do curso de Direito na Setrem – Sociedade Educacional Três de Maio.

Downloads

Publicado

11-08-2025

Como Citar

Scapin, M. (2025). Migrantes haitianos: a inserção no mercado de trabalho formal na região do Vale do Taquari – RS. JURIS - Revista Da Faculdade De Direito, 35(1), 28–52. https://doi.org/10.63595/juris.v35i1.17500

Edição

Seção

Direitos Humanos, Diversidade e Sociedade Digital