Os impactos ambientais dos “Maritime Autonomous Surface Ships” (MASS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v34i1.16271

Palavras-chave:

Meios Autônomos, Direito do Mar, Meio Ambiente Marinho

Resumo

Os meios autônomos já são uma realidade a ser considerada pelo direito e pela sociedade internacional. Em pouco tempo serão também uma realidade em todos os oceanos no mundo. Diante disso, é de extrema importância que os organismos internacionais, os Estados e a sociedade internacional estejam preparados para estes navios autônomos, que trazem novos desafios ao transporte marítimo internacional e ao direito do mar como um todo. Um destes desafios é justamente quais serão os impactos ambientais que estes “Maritime Autonomous Surface Ships” (MASS) trarão consigo. Isto é, quais as consequências para o meio ambiente marinho destes meios autônomos? É justamente este o objetivo do presente artigo, entender os impactos ambientais dos MASS e quais os novos desafios que a humanidade terá que enfrentar com o eminente advento destes navios. Neste sentido, o texto analisou quais as vantagens e desvantagens destas embarcações para o meio ambiente e, em especial, quais os cuidados o conjunto que a sociedade internacional precisa ter para proteger e preservar o meio marinho com estas novas tecnologias.

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Biografia do Autor

Tiago Vinicius Zanella , Escola de Guerra Naval, EGN, Brasil

Pós Doutor pela Escola de Guerra Naval (EGN). Doutor em Ciências Jurídico-internacionais e Europeias pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Mestre em Direito Internacional e Relações Internacionais pela Faculdade de Direito de Lisboa; bacharel em Relações Internacionais pelo Unicuritiba; Advogado e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Professor Colaborador da Escola de Guerra Naval (EGN). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4939388593381401

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Publicado

28-08-2024

Como Citar

Zanella, T. V. (2024). Os impactos ambientais dos “Maritime Autonomous Surface Ships” (MASS). JURIS - Revista Da Faculdade De Direito, 34(1), 146–158. https://doi.org/10.14295/juris.v34i1.16271

Edição

Seção

Cidadania, Educação e Sustentabilidade

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