Irracionalidade da decisão eleitoral, infocracia e coronelismo de dados nas eleições
DOI:
https://doi.org/10.14295/juris.v34i1.16241Palavras-chave:
democracia, desinformação, sociedade da informação, capitalismo de vigilância, eleiçõesResumo
O desenvolvimento tecnológico vivenciado nas últimas décadas, aliado à expansão da internet e evolução da web, acarretaram grandes transformações na vida das pessoas e na sociedade. Com o fluxo cada vez maior dos dados, há preocupação com a proteção desses dados, fala-se também em capitalismo de vigilância, infocracia e obscuridade quanto ao uso dos algoritmos nas plataformas digitais. É visível a forte influência das Big Techs (Google, Apple, Facebook/Meta, entre outras) no comportamento da sociedade, bem como na tomada de decisões, inclusive nas eleitorais. Assim, o estudo foi realizado pelo método hipotético-dedutivo, mediante pesquisa bibliográfica, diante do problema a respeito da infocracia e sua influência nas eleições na sociedade da informação, com questionamento quanto à existência de um coronelismo algorítmico condutor da formação da decisão eleitoral. O trabalho foi dividido em 4 (quatro) partes: (i) breve exposição quanto ao rápido desenvolvimento das tecnologias e seus impactos na sociedade, com o advento da sociedade da informação e também da vigilância; então, (ii) análise da influência dos algoritmos e das “bolhas informacionais” para a desinformação, com fake news que são amplamente difundidas nas redes sociais, em especial na atual era de imediatismo e infocracia; (iii) questionamentos quanto ao perfilamento dos eleitores, com a busca pelo “eleitor ideal” e desinfranchisement, e os impactos das redes sociais nas eleições, tendo em vista a desinformação e relativa racionalidade na decisão eleitoral; (iv) abordagem a respeito da existência de um “coronelismo algorítmico”, com a influência e lobby das Big Techs e dos interesses privados na manipulação da decisão eleitoral.
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